Amoêdo encosta em Ciro em pesquisa do BTG; Lula e Bolsonaro lideram

Quando não foram apresentados os nomes dos candidatos, Amoêdo ultrapassou Ciro Gomes, Geraldo Alckmin e Marina Silva na intenção de votos

São Paulo — Mesmo preso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando as pesquisas de intenção de votos nos cenários em que é apresentado como candidato, de acordo com um novo levantamento produzido pelo banco de investimentos BTG Pactual e divulgado nesta segunda-feira (27).

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como BR-06062/2018, e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 2 mil eleitores por telefone nos dias 25 e 26 de agosto.

Nas respostas espontâneas, Lula é citado por 26% dos entrevistados; no cenário estimulado (quando os nomes dos candidatos são apresentados), ele chega a 35% das intenções de voto.

O segundo colocado da lista, o deputado Jair Bolsonaro (PSL), é citado por 19% das pessoas no levantamento espontâneo, por 22% no cenário com Lula, e lidera com 24% das intenções de voto no cenário sem Lula.

A surpresa da pesquisa fica por conta do banqueiro João Amoêdo (Novo): no levantamento espontâneo, ele aparece como terceiro nome mais citado, com 3% das intenções de voto, à frente de Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB), que têm, cada um, 2% das respostas na pesquisa (a diferença ainda está dentro da margem de erro).

No cenário estimulado e com Lula, Amoêdo tem 4% das intenções de voto, atrás de Marina Silva (9%), mas encostado, dentro da margem de erro, em Geraldo Alckmin (6%) e Ciro Gomes (5%).

Sem Lula no páreo, a intenção de voto em Marina Silva sobe para 15%; em Alckmin, para 9%; em Ciro, 8%.

Fernando Haddad, provável substituto de Lula caso ele não possa concorrer, passa para 5% e João Amoêdo mantém seus 4%.

Pesquisa espontânea

Candidato Intenções de voto
Lula 26%
Bolsonaro 19%
João Amoêdo 3%
Geraldo Alckmin 2%
Marina Silva 2%
Ciro Gomes 2%
Alvaro Dias 1%
Outros 1%
Ninguém/nenhum 15%
Branco/Nulo 5%
Não sabe 23%
Não respondeu 2%

Cenário 1 de pesquisa estimulada (com Lula)

Candidato Intenções de voto
Lula 35%
Jair Bolsonaro 22%
Marina Silva 9%
Geraldo Alckmin 6%
Ciro Gomes 5%
João Amoêdo 4%
Alvaro Dias 2%
Guilherme Boulos 1%
Henrique Meirelles 1%
Outros 1%
Ninguém/nenhum 9%
Branco/nulo 2%
Não sabe 3%
Não respondeu 1%

Cenário 2 de pesquisa estimulada (sem Lula)

Candidato Intenções de voto
Jair Bolsonaro 24%
Marina Silva 15%
Geraldo Alckmin 9%
Ciro Gomes 8%
Fernando Haddad 5%
João Amoêdo 4%
Alvaro Dias 3%
Henrique Meirelles 1%
Guilherme Boulos 1%
Cabo Daciolo 1%
Outros 2%
Ninguém/nenhum 18%
Branco/nulo 5%
Não sabe 4%
Não respondeu 1%
Veja também

Transferência de votos de Lula

O ex-presidente Lula está preso desde abril após condenação em segunda instância no caso do tríplex no Guarujá. Como é pouco provável que ele vá participar das eleições, embora continue liderando as pesquisas, é importante saber para onde migram os seus votos caso ele não esteja na disputa.

Segundo o levantamento do BTG, 17% dos eleitores de Lula migram para Marina Silva; outros 12%, para Fernando Haddad; e fatias iguais de 9% se distribuem entre Jair Bolsonaro, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin.

A grande maioria, porém, passa a responder que não votaria em nenhum dos candidatos (25%). Outros 8% dizem que votam branco ou nulo, e 5% afirmam que não sabem.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Marcelo Maia

    Amoêdo está subindo nas pesquisas porque de fato é o melhor candidato. Se a população quer algo diferente da velha política nessa eleição, está ai uma boa opção!

  2. “Banqueiro”?? A Exame nem se dá ao trabalho de se informar antes de escrever??

  3. Luiz Augusto Campos

    Nao entendo como pode ter pesquisa com presidiario. No minimo tendenciosa

  4. Marcia Candido

    A arrancada do Alckmin só está começando. Quando a campanha de TV começar ele vai conseguir chegar até o segundo turno e se tornar o próximo presidente.

  5. Hising Engenharia

    isso porque ele fpoi condenado numa farsa judicial sem prova já reconhecida por todos…inclusive pela ONU…so mente os facistas bolsonaristas ficam fingindo que não sabem da verdade que o mundo todo está perplexo como um juiz se prestou a uma farsa dessa…inclusive colocando provas falsas no processo…como o caso das notas fiscais frias de Curitiba….senão ele estaria com 85%…mais tudo bem…vamos votar nele de qualquer jeito…ou então no Haddad…tanto faz

  6. Hising Engenharia

    fácil de explicar…..Seu M. ele foi condenado sem provas…..e o povo não gosta de injustiça…por isso vamos elege-lo so de sacanaz…ou então o haddad….TANTO FAZ

  7. Gabão Amadeus

    Pesquisa de Banqueiros colocando Banqueiro na frente, com resultado bem diferente de todas as outras pesquisas realizadas. Çei.

  8. Quem escreveu a matéria sabe que Amoedo não é banqueiro ? Nao é possivel.

  9. Aline Ribeiro

    Não podemos colocar nosso país na mão de um aventureiro, Geraldo Alckmin é o mais competente, experiente e preparado para presidir o Brasil.

  10. Marco Antonio

    Infelizmente colocar um presidiário como provável candidato e rir do cidadão de bem, inacreditável como a imprensa se cumula com esta situação, quando seremos um pais sério, quanto ao João Moedo é o melhor candidato porém, sem apoio midiático fica quase impossível mudar a carda deste rico pais pobre.

  11. Marco Antonio

    Infelizmente colocar um presidiário como provável candidato e rir do cidadão de bem, inacreditável como a imprensa se cumula com esta situação, quando seremos um pais sério, quanto ao João Moedo é o melhor candidato porém, sem apoio midiático fica quase impossível mudar a carda deste rico pais pobre.

  12. Isso mesmo! continua defendendo o “amigo”! Pelo nome é mais “uma” empreiteira amiga do PT. Se vc se der ao trabalho de ler o processo TODO, vai encontrar as provas. Mas não se afobe, pois tem mais doze processos pro Luisinho 9 dedos responder.. SUGESTÃO: Faz uma greve de fome por ele, já que estás tão revoltado.. kkkkkk

  13. Bruno Santana

    Agora com os debates e programas eleitorais, vamos ver quem é o mais competente e tenho certeza que é o Geraldo.

  14. EM UM PAÍS SÉRIO, JAMAIS UM PRESIDIÁRIO PODERIA SEQUER SONHAR COM UMA CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA.. MAS NO BRASIL, ATÉ A MÍDIA EMBARCA NESTA PALHAÇADA.. É A CASA DA MÃE JOANA! VERGONHA ALHEIA!

  15. ViP Berbigao

    Esse é o Collor dos banqueiros!!! kkkk As ‘propostas’ dele são boas para quem já é muito rico como ele que vive da ciranda financeira!!! KKK Vai colocar a grana dele para tentar produzir alguma coisa… kkkk Cabra vacilão!!! Sabe o que é a Constituição atual? Sabe onde que os recursos dos impostos são aplicados!?!?!? KKKK Claro que sabe!!! 50% do orçamento atual é para garantir as aplicações financeiras e os juros que ele recebe sem produzir nada!!!!

  16. OSCAR CENTURIÃO ENCISO

    Banqueiro? to fora!!!!

  17. OSCAR CENTURIÃO ENCISO

    Banqueiro? Tô fora!!!

  18. OSCAR CENTURIÃO ENCISO

    #foraglobo #lulalivre

  19. Banqueiro é brincadeira! ridículo

  20. Alessandro Peron

    È uma vergonha e uma desonra para um país considerar um presidiàrio nas pesquisas eleitorais, sendo que existe uma legislação que é clara em relação a não candidatura de condenados em
    segunda instância. Mais preocupante ainda é ter esta notícia divulgada em nossos principais meios de comunicação. Em relação ao Amoedo, até agora é o único que apresentou propostas coerentes para nossa realidade, sem adotar um discurso circense para impressionar a massa.

  21. Banqueiro ?? to foraaaa …a mídia esta mentindo nesta pesquisa o brasil esta mais ligado e só vai mudar com bolsonaro e pronto. quem manda e o povo brasileiro é a massa

  22. willian silva

    BTG Pactual esta envolvida ate o pescoço com os politicos corruptos e a exame mostra pesquisas mentirosas e tendenciosas, legal henn?totalmente imparcial a exame neh?

  23. é com Geraldo que eu vou! O candidato mais preparado, com mais propostas e serviços prestados, a prova disso é SP!

  24. João Rinoceronte

    O próximo presidente tem que ser honesto, competente, e já ter trabalho realizado e comprovado! Não existem duvidas!!! Geraldo Alckmin presidente do Brasil!

  25. Carlos Robert

    Aí pessoal da Exame, só pra lembrar mesmo, Lula está preso hein, esqueçam não! Bandido não pode ser candidato e muito menos presidente! Um abraço! #MITO2018… É NÓIS!!!

  26. O falso moralista, integrante da elite e banqueiro, João Amoêdo, se apresenta no pleito na tentativa de chegar ao poder e empoderar a elite brasileira, a história do Brasil nos mostra o que os falsos moralistas fizeram e a maneira de como a elite governa esse pais. É hora de mudarmos os rumos dessa nação, elegendo uma professor, negra, mulher e seringueira, reconhecida no mundo todo e ficha limpa!

  27. Marina 18!!

  28. paulo andre p. marques

    Para burros um pingo não é letra. Quer dizer que diversos delegados da PF, dezenas de promotores federais da lava jato, um juiz concursado e altamente preparado e 3 desembargadores federais da 4 TRF são idiotas e você Hising é quem está certo. Vai te catar, seu imbecil! Lula condenado sem provas, provas para vocês petista é se alguém roubar um carro e passar para o seu nome aí sim é provável que a pessoa é ladra, caso contrário o roubo em si não é prova, já que a pessoa não passou para o seu nome o fruto do seu trabalho, o roubo.

  29. Marcia Coelho

    Lendo todos os comentários só me enfatiza uma coisa, é por que o Brasil esta dessa forma, empresas fugindo, alta de desemprego, baixa de renda per capita… porque a ignorância do povo é tão grande que ficam se preocupando em defender candidatos que estão a anos na politica desviando dinheiro de nos, candidato preso ou radicalistas que pretendem transformar isso em uma ditadura, ao invés de investigar melhor sobre a vida de todos os candidatos para fazer um voto consciente ou tentar transformar a merda que ta esse País em um lugar digno de viver… vergonha alheia.

  30. Rafael Gonçalves

    Eu acho engraçado que a mídia e os coxinhas falam como se toda a população brasileira fosse contra o Lula. Mas é o contrário, o cara tá liderando as pesquisas. Isso é lindo!

  31. BANCÁRIO !! Nunca foi banqueiro, desse jeito a Exame perde credibilidade…

  32. Guilherme Sada

    Amôedo foi bancário e não banqueiro, ele trabalhava para o banco, vocês da EXAME ou são muito desonestos ou simplesmente ignorantes mesmo, assutador, felizmente as revistas de vocês estão começando a falir como deveriam ter a muito tempo atras…

  33. José Carlos De Almeida

    presidiário, liderando pesquisas…kkkkk, LULA CONDENADO E
    PRESO