Aluno pede tema da redação do Enem e leva bronca de ministro

No ano passsado, mais de meio milhão de estudantes tiraram zero na redação. Principal motivo? Eles fugiram do tema

São Paulo – Responsável por 20% da nota final no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação é a etapa decisiva do desempenho final dos alunos que prestam a prova – e não faltam especulações sobre o tema de cada ano.

Sem qualquer pudor, um estudante pediu ao ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, pistas sobre o assunto que será abordado na prova. Em resposta, ganhou uma bronca do ministro: “Estude ética. Muita ética. E pratique”. 

Post de Renato Janine Ribeiro sobre ética

 

Para que nenhum desavisado tomasse a resposta como uma dica sobre o tema da redação, Ribeiro retornou aos comentários do post com a seguinte ponderação: 

“Antes que alguém entenda (!?) que ética será o tema da redação, informo: eu não tenho a menor ideia. Não passou por mim.”

Mais de meio milhão de estudantes que prestaram o Enem em 2014 tiveram suas redações anuladas, segundo dados do Ministério da Educação. 

No ano passado, 106,7 mil candidatos tiraram nota zero nesta etapa. Entre os alunos que tiveram suas provas anuladas, a causa mais comum foi a fuga do tema.