Alckmin tem 54%, Skaf, 16%, e Padilha, 4%, diz Datafolha

Segundo pesquisa, o atual governador de São Paulo ganharia a eleição no primeiro turno, se ela fosse hoje

São Paulo – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), venceria no primeiro turno com 54% das intenções de voto a disputa pelo governo do Estado caso a eleição fosse hoje, segundo pesquisa Datafolha divulgada pelo SPTV, da TV Globo, nesta quinta-feira, 17. Paulo Skaf (PMDB) aparece em segundo lugar com 16% das intenções de voto, seguido de Alexandre Padilha (PT), com 4%.

Gilberto Natalini (PV), Laércio Benko (PHS), Raimundo Sena (PCO) e Wagner Farias (PCB) têm 1% das intenções cada. Gilberto Maringoni (PSOL) e Walter Ciglioni (PRTB) não pontuaram. Brancos e nulos somam 13% e indecisos, 10%.

Taxa de rejeição

Segundo o levantamento, a maior rejeição é ao candidato petista Alexandre Padilha: 26% disseram que não votariam nele de jeito nenhum no primeiro turno. A taxa de rejeição de Skaf é de 20% e a do atual governador, 19%.

Avaliação do governo

A pesquisa também aferiu a avaliação do governo Alckmin. Para 46% dos eleitores, a administração tucana é ótima ou boa. Em novembro do ano passado, a avaliação positiva somava 41%, patamar que se manteve em junho deste ano. Já para 37% dos eleitores, a gestão atual é regular. Em novembro eram 39%, o mesmo índice de junho.

A avaliação negativa – que agrega eleitores que consideram o governo ruim ou péssimo – está em 14%. No levantamento do ano passado, eram 17%, e no mês passado, 18%. Não sabiam avaliar o governo 3% nos levantamentos anteriores e, agora, são 2%.

O levantamento do Datafolha foi feito entre os dias 15 e 16 de julho, com 1.978 eleitores em 55 municípios do Estado de São Paulo.

A pesquisa, contratada pela Folha de S. Paulo e pela TV Globo, foi registrada junto à Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-00010/2014 e tem margem de erro máxima de 2 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%.