Advogado de Dirceu reclama de “espetacularização”

"Isso vende jornal. É um show que algumas pessoas gostam", afirmou advogado do ex-ministro

São Paulo – Os advogados do ex-ministro José Dirceu e do deputado federal José Genoino reclamaram hoje da transferência dos dois ex-dirigentes petistas para Brasília. “É inegável que há uma espetacularização da prisão”, afirmou em entrevista coletiva o defensor de Dirceu, José Luis Oliveira Lima.

“Isso vende jornal. É um show que algumas pessoas gostam”, disse em referência ao deslocamento de uma aeronave da PF de Brasília para São Paulo. O avião já está no aeroporto de Congonhas e ainda deve fazer uma escala em Minas Gerais para embarcar os réus do processo do Mensalão que estão na Polícia Federal de Belo Horizonte desde ontem.

Para o advogado de Genoino, Marco Aurélio Carvalho, o estado de saúde de seu cliente exige cuidados e a transferência traz riscos. “Há uma responsabilidade do Estado brasileiro, que tem que ser apurada”, declarou, lembrando que essa será a primeira viagem de Genoino desde que se submeteu a uma delicada cirurgia para corrigir uma dissecção da aorta.

Para Carvalho, a viagem é desnecessária porque o cumprimento da pena tem de acontecer no domicílio do réu. E esse “abuso” precisa ser apurado.

Lima, que defende Dirceu, afirmou que fará uma petição ao juiz da Vara de Execuções Penais alegando que seu cliente estaria cumprindo pena em regime fechado, enquanto a condenação previa o regime semiaberto. Ele aproveitou para elogiar a “postura irrepreensível” da PF de São Paulo, que tratou bem seu cliente desde a noite de ontem.