Acidente com avião no Recife é o 20º deste ano no Brasil

EXAME.com levantou notícias de pelo menos 20 quedas de aeronaves desde 1º de janeiro

São Paulo – A queda de um avião em Recife (PE) nesta quarta-feira (13) foi o vigésimo acidente aéreo neste ano e o maior em número de mortes.

O levantamento feito por EXAME.com exclui as quedas de helicópteros e os pousos forçados que não tenham causado vítimas nem danos mais sérios para a aeronave.

O primeiro registro do ano foi no dia 14 de janeiro, quando seis pessoas morreram em Goiânia, incluindo o neto do governador de Tocantins, José Wilson Siqueira Campos (PSDB). Houve quatro casos envolvendo aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

Os acidentes de 2011 foram listados a partir de reportagens publicadas por EXAME.com e por órgãos de imprensa de todo o Brasil.

Relembre os casos em ordem cronológica:

14 de janeiro

Seis pessoas morreram após a queda de avião bimotor em Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia. A aeronave modelo Beech 22 ia de Brasília para Goiânia. O neto do governador de Tocantins, José Wilson Siqueira Campos (PSDB) era uma das vítimas.

28 de janeiro

Três pessoas morreram na queda de um avião bimotor na zona rural de Londrina, no Paraná. A torre de controle perdeu contato com o avião minutos depois da decolagem do aeroporto Governador José Richa, que também fica em Londrina.

5 de fevereiro

Uma pessoa morreu na queda de um avião de pequeno porte na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo.


5 de fevereiro

No mesmo dia do acidente em Jundiaí, duas pessoas morreram após a colisão entre dois ultraleves no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio.

22 de fevereiro

Um avião monomotor caiu sobre uma casa no bairro do Pina, na zona sul de Recife. A aeronave, de prefixo PU-HHC, ficou prensada entre o muro e o telhado da residência. Ninguém morreu.

25 de fevereiro

Uma aeronave de caça da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu próximo à pista de pouso do aeroporto de Porto Velho, em Rondonia. O piloto do avião modelo A-29, um Super Tucano, escapou por pouco.

2 de março

O piloto de um monomotor morreu na queda de um avião sobre uma casa no bairro Bacacheri, em Curitiba (PR). Outras cinco pessoas ficaram feridas. O acidente com a aeronave modelo Bonanza aconteceu logo após a decolagem do aeroporto de Bacacheri, que recebe aviões de pequeno porte.

7 de março

Uma aeronave de pequeno porte que transportava 560 kg de cocaína caiu na fronteira entre o Brasil e a Bolívia, na Serra do Amolar, entre a divisa do Mato Grosso com o Mato Grosso do Sul. Ninguém ficou ferido e duas pessoas foram presas.


19 de março

Um monomotor caiu no rio Tietê, em Buritama, na região de Araçatuba, interior de São Paulo. O piloto morreu.

21 de abril

Sete pessoas morreram após a queda de um avião Seneca no aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus (AM). Um cachorro de pequeno porte que estava no avião também morreu. O acidente aconteceu logo após a decolagem.

12 de maio

Um piloto da Força Aérea Brasileira (FAB) morreu após a queda de um avião no Rio Grande do Norte. O acidente com a aeronave modelo A-29, Super Tucano, foi na comunidade rural do Manibu, entre as cidades de Ceará-Mirim e Pureza, perto de Natal.

14 de maio

Três pessoas morreram após a queda de um avião – modelo Cessna C-210 no Pará. Apenas quatro dias depois do acidente, os mergulhadores do Corpo de Bombeiros encontraram a aeronave no rio Moju, no município de Breu Branco. O avião decolou de uma fazenda no município de Senador José Porfírio com destino à cidade de Paragominas.


16 de maio

Um instrutor de voo e três alunos morreram após a queda de um avião bimotor em Piracicaba, interior de São Paulo).

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião modelo Piper Aircraft Seneca – matrícula PTIFS – decolou do Aeroclube de Piracicaba com destino a São José do Rio Preto.

17 de maio

Um avião monomotor caiu na zona rural de Teófilo Otoni, interior de Minas Gerais. Uma pessoa morreu.

30 de maio

Um avião de pequeno porte foi encontrado queimado no canavial de uma usina em União de Minas, interior de Minas Gerais. Segundo a polícia, um barulho de explosão foi ouvido após o pouso em uma estrada de terra da usina. Não houve vítimas.

10 de junho

Duas pessoas morreram na queda de uma aeronave aeronave PPX-IG do tipo Neiva no Pantanal, entre os municípios de Corumbá e Coxim (MS).


30 de junho

Quatro pessoas morreram após a queda de um avião bimotor no município de Óbidos, no noroeste do Pará.

A aeronave da empresa W & J Táxi Aéreo prestava serviço à CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), ligada ao Ministério de Minas e Energia.

4 de julho

Duas pessoas morreram em um acidente com uma aeronave de pequeno porte em um canavial que fica no município de Araçu, em Goiás. A aeronave partiu de Aruanã com destino a Goiânia.

6 de julho

Quatro militares morreram em um acidente envolvendo duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) em Pirassununga, interior de São Paulo. Os dois aviões – modelo T-25 Universal – se chocaram durante treinamento.

13 de julho

Um avião bimotor LET-410 da Noar Linhas Aéreas caiu no Recife, matando os 16 ocupantes. O acidente aconteceu três minutos após a decolagem do aeroporto de Gilberto Freyre, na capital pernambucana.