Abaixo-assinado contra Moraes no STF tem 50 mil assinaturas

Documento foi criado pelo centro acadêmico da Faculdade de Direito da USP, onde o ministro da Justiça estudou

São Paulo — Apenas um dia após a indicação de Alexandre de Moraes ao Supremo Tribunal Federal (STF), um abaixo-assinado online já reúne mais de 50 mil assinaturas contra a nomeação anunciada pelo presidente Michel Temer (PMDB). O documento foi criado pelo Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), onde o ministro da Justiça estudou.

Moraes foi indicado na segunda-feira (6) pelo presidente para substituir, no STF, a vaga deixada pelo ministro Teori Zavascki, morto no mês passado em um acidente de avião.

O Centro Acadêmico XI de Agosto, que representa os estudantes de Direito da USP, afirma em nota de repúdio que Moraes “não se encontrava a altura do cargo de ministro da justiça” e “ainda mais veemente” ao posto de ministro do STF. “Moraes demonstrou ao longo de sua trajetória desrespeito a princípios fundantes da Carta Magna. São constantes declarações e posturas histriônicas e fortemente partidarizadas, o que definitivamente não lhe confere a ‘reputação ilibada’ exigida pelo cargo”, diz trecho do abaixo-assinado.

Segundo os autores do documento, há conflito de interesses na indicação de Moraes. Eles apontam ainda que o próprio ministro da Justiça, em sua tese de doutorado na USP, defendeu que ocupantes de cargos de confiança fossem vedados na indicação para o STF.

Além disso, os estudantes questionam a postura de Moraes diante da crise penitenciária neste ano e lembram que ele foi acusado de ter vazado informações sigilosas sobre investigações da Lava Jato durante a campanha do então deputado Duarte Nogueira (PSDB/SP).

O Centro Acadêmico XI de Agosto se posicionou a favor da adoção do modelo de mandato definido para os ministros do STF, como defendido na tese de doutorado de Moraes. E afirmou que deve convocar uma manifestação contra a nomeação do ministro, mas não especificou detalhes do ato.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. ALESSANDRO BONGIOVANI TONELLI

    XI de Agosto paia… partidarizado também… não fez o mesmo abaixo assinado quando da indicação do Tófoli e nem do Fachin, PeTistas declarados… certo???

  2. Jefferson Barra

    Esquerda Lixo, não tem a menor imparcialidade!!

  3. Adilson R Cupido

    Podem arrumar 100 milhões de assinaturas…. o que vale são os donos do poder que lá se instalaram e não irão sair neste século… Pode haver algumas trocas Cunha por Maia, Dilmete por Temer,, etc. Mas fundo são todos farinha do mesmo saco. Se enchem de leis para se enriquecerem e lubridiar a justiça e sempre impunes. Cada povo tem o governo que merece….. e o povo merece tudo que acontece pois não soube escolher…

  4. mi mi mi mi mi mi mi….como esses esquerdistas são chatos…vão namorar, estudar, constituir uma família….