A 6 dias da eleição, disputa pela Casa Branca segue empatada

Os resultados se mantêm inalterados há três dias

Washington – A disputa presidencial norte-americana continua em empate técnico na quinta-feira, com 47 por cento dos prováveis eleitores apoiando o presidente Barack Obama, e 46 por cento o republicano Mitt Romney, segundo a pesquisa diária Reuters/Ipsos.

Os resultados se mantêm inalterados há três dias. A eleição é na próxima terça-feira.

Em meio à ofensiva publicitária de ambas as campanhas na reta final da disputa, as intenções de voto parecem sedimentadas. Apenas 11 por cento dos apoiadores de Romney e 8 por cento dos eleitores de Obama admitem mudar de opção.

Muitos lugares nos EUA permitem o voto antecipado, seja pessoalmente ou pelo correio. Segundo a pesquisa, 26 por cento dos eleitores registrados já votaram. Entre eles, Obama lidera por 52 a 43 por cento. O número não necessariamente aponta uma tendência, porque os democratas tendem a se mobilizar mais para a votação antecipada dos que os republicanos.

A pesquisa, feita entre os dias 28 de outubro e 1 de novembro, ouviu 5.575 eleitores registrados, dos quais 4.556 propensos a votar. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para o total da amostra, e de 3,4 pontos para os prováveis eleitores.