37 mil se inscreveram para voluntariado na Copa de 2014

As inscrições, que podem ser feitas pela internet, foram abertas ontem pela Fifa em cerimônia na cidade de Salvador, que será uma das sedes nas duas competições

Rio de Janeiro – Cerca de 37 mil pessoas de 69 países se inscreveram para serem voluntários na organização da Copa das Confederações, em 2013, e na Copa do Mundo, em 2014, de acordo com o que o Comitê Organizador Local (COL) divulgou nesta quarta-feira.

As inscrições, que podem ser feitas pela internet, foram abertas ontem pela Fifa em cerimônia na cidade de Salvador, que será uma das sedes nas duas competições.

A maioria dos inscritos vem do Brasil. Os estados com maior número de possíveis voluntários são São Paulo (10.955), Rio de Janeiro (6.016) e Minas Gerais (3.652).

”Pedimos à população brasileira e a todo mundo, que abraçassem a Copa das Confederações e a Copa do Mundo através do Programa de Voluntários, e isso aconteceu imediatamente no primeiro dia. Estamos muito felizes”, afirmou o craque Ronaldo, membro do Conselho de Administração do COL.

Segundo o Comitê Organizador, 80% dos voluntários inscritos querem estar na Copa das Confederações, que será disputada um ano antes, também no Brasil.

”Ter 37 mil inscrições nas primeiras 24 horas, nos permite acreditar que o Programa de Voluntários será um sucesso”, afirmou o gerente de voluntários do COL, Rodrigo Hermida.

As inscrições ficarão abertas por 15 dias, e após serem paralisadas momentaneamente, o Comitê Organizador, dependendo do número de inscritos, avaliará a possibilidade de encerrá-las ou prorrogar o recrutamento por mais tempo.

Uma vez encerrado o prazo, os organizadores irão iniciar o processo de seleção, em que fatores como disponibilidade e idiomas serão fundamentais, para as 7 mil pessoas que serão voluntárias na Copa das Confederações e as 15 mil para a Copa de 2014.