2018 terá 14 feriados em São Paulo – 7 deles prolongados

Contando todos os feriados e as emendas, serão 21 dias de folga no ano que vem

São Paulo – Quem trabalha em São Paulo terá até três semanas extras de folga com os feriados do ano que vem. Entre as 14 datas comemorativas, sete cairão em terças ou quintas-feiras, os chamados “feriadões” – dias que “emendam” ao fim de semana. A outra metade será celebrada em segundas ou sextas. Se concedidas todas as emendas, o trabalhador terá 21 dias de folga durante o ano. Em 2017, foram 16.

No entanto, segundo a economista Juliana Inhasz, da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), além de proporcionar um descanso extra, os feriados influenciam negativamente o comércio e a indústria.Para Juliana, o grande número de feriados prolongados reduz a produção econômica, pois menos pessoas estarão trabalhando.

“O problema não é só deixar de produzir. É ter uma estrutura de custo que continua correndo”, diz. “De uma forma geral, a gente produz menos, mas acaba gastando exatamente a mesma coisa”, observa a especialista.

De acordo com Juliana, o comércio e a prestação de serviços são os setores mais prejudicados com a mudança. “Quando falamos de comércio, uma parte significativa do salário dessas pessoas vem de comissão”, diz a economista. “Então, se você não trabalha no dia, tem menos comissão. Se você trabalha no feriado prolongado, pode ter uma cidade vazia e vender menos, o que também reduz a comissão”.

o setor das indústrias, a economista diz que o prejuízo fica por conta do pagamento de encargos que aumenta o custo de manter a produção contínua.

Turismo

O lado positivo dos “feriadões”, diz Juliana Inhasz, fica com a movimentação no turismo. No entanto, a lenta recuperação da crise econômica e a redução da produção são fatores que reduzem as expectativas para o setor.

“Se as pessoas produzem menos, elas terão menos dinheiro para gastar no feriado”, diz Juliana. Segundo ela, as incertezas quanto a 2018 também podem influenciar a recuperação econômica.

Veja a lista dos feriados de 2018:

Confraternização Universal – 1º de Janeiro (Segunda)

Aniversário de São Paulo – 25 de Janeiro (Quinta)

Carnaval – 12 e 13 de Fevereiro (Segunda e Terça) | Obs: facultativo

Quarta-feira de Cinzas – 14 de Fevereiro (Quarta) | Obs: facultativo

Paixão de Cristo – 30 de Março (Sexta)

Tiradentes – 21 de Abril (Sábado)

Dia do Trabalho – 1º de Maio (Terça)

Corpus Christi – 31 de Maio (Quinta)

Data Magna do Estado – 9 de Julho (Segunda)

Independência do Brasil – 7 de Setembro (Sexta)

Nossa Senhora de Aparecida – 12 de Outubro (Sexta)

Finados – 2 de Novembro (Sexta)

Proclamação da República – 15 de Novembro (Quinta)

Dia da Consciência Negra – 20 de Novembro (Terça)

Natal – 25 de Dezembro (Terça)

(*Correção: a primeira versão do texto dizia que 2018 teria 14 feriados prolongados. São, porém, 14 feriados no total, sendo sete deles prolongados. Foi incluído, também, que carnaval e Quarta-Feira de Cinzas são datas facultativas. Texto atualizado às 17h46)