Ranking das bolsas mundiais – setembro de 2012

Há algum tempo criei o hábito de fazer um ranking mensal das maiores bolsas de valores do mundo, baseado em dados divulgados pela World Federation of Exchanges (WFE), principalmente para ver qual a posição da nossa bolsa, a BM&FBovespa, em relação às demais bolsas do mundo. Inicialmente fazia apenas para meu uso, depois passei a utilizar em minhas aulas no Instituto Educacional BM&FBovespa, para que meus alunos tivessem uma ideia […] <div class="read-more"><a href="https://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/voce-e-o-dinheiro/2012/10/25/ranking-das-bolsas-mundiais-setembro-de-2012/" class="more-link">Leia mais</a></div>

Há algum tempo criei o hábito de fazer um ranking mensal das maiores bolsas de valores do mundo, baseado em dados divulgados pela World Federation of Exchanges (WFE), principalmente para ver qual a posição da nossa bolsa, a BM&FBovespa, em relação às demais bolsas do mundo.

Inicialmente fazia apenas para meu uso, depois passei a utilizar em minhas aulas no Instituto Educacional BM&FBovespa, para que meus alunos tivessem uma ideia de como nosso mercado está evoluindo. Vou passar a divulgar também aqui no blog “Você e o Dinheiro” para ajudar os leitores a terem uma ideia melhor do tamanho do nosso mercado de capitais em relação aos maiores mercados do mundo.

O ranking é baseado na capitalização de mercado em dólares. “Capitalização de mercado” é a soma dos valores de todas as ações (por preço de mercado) negociadas em determinada bolsa. É a métrica mais usada para “medir” o tamanho de uma bolsa de valores.

Também coloco, ao lado, o número de empresas listadas em cada bolsa. Logo de cara, podemos observar como a quantidade de empresas listadas no Brasil é pequena comparada aos mercados mais desenvolvidos. Isso mostra o quanto nossa bolsa é concentrada (afinal, somos os 13os do mundo em capitalização de mercado) e quão grande é o potencial de crescimento e desenvolvimento de nosso mercado de capitais no futuro. Eu creio que à medida que as empresas vão “descobrindo” a bolsa de valores essa diferença nossa em relação aos outros mercados tende a diminuir. É algo que o futuro nos dirá.

Outra coisa interessante notar é que, na última vez que atualizei o ranking, a BM&FBovespa estava na 11ª colocação, mas no último mês fomos ultrapassados pelas duas bolsas indianas. Aliás, é comum que a nossa bolsa e as bolsas indianas alternem posições ao longo do tempo.

Vamos ao ranking então:



 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s