Você está preparado para crescer?

A ambição de quase todos os profissionais é crescer na carreira. Ao buscar um novo emprego, muitos querem um salário mais alto, mas a vontade de subir de cargo e ganhar uma posição de gestão pode ser tão ou mais atraente do que um contracheque mais polpudo. O que muitos não se perguntam é se realmente têm o perfil para serem chefes e se estão preparados para crescer. É comum […] <div class="read-more"><a href="https://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/sua-carreira-sua-gestao/2014/03/12/voce-esta-preparado-para-crescer/" class="more-link">Leia mais</a></div>

A ambição de quase todos os profissionais é crescer na carreira. Ao buscar um novo emprego, muitos querem um salário mais alto, mas a vontade de subir de cargo e ganhar uma posição de gestão pode ser tão ou mais atraente do que um contracheque mais polpudo.

O que muitos não se perguntam é se realmente têm o perfil para serem chefes e se estão preparados para crescer. É comum ver profissionais sendo promovidos em suas empresas porque são excelentes executores que entregam resultados e são motivados, mas que mudam de postura no momento em que assumem posições de gestão. Sob pressão, alguns passam a se relacionar mal com suas equipes, outros não conseguem delegar e há até mesmo aqueles que perdem a sua energia ao se verem fora de sua zona de conforto.

Este é um erro frequente do mercado: promover quem tem bom desempenho, sem levar em conta habilidades de liderança, gestão, capacidade de comunicação e de inspirar equipes. O mesmo serve para quem busca um novo emprego tendo uma promoção em vista. Não é preciso apenas desejar, mas também entender se seu perfil é compatível com a posição de gestor e, principalmente, provar ser capaz de exercer a função.

Ao buscar uma nova oportunidade que envolva mais responsabilidades e um cargo mais alto, primeiro se faça a pergunta: “Tenho consciência dos pontos positivos e negativos da posição que desejo assumir?”. Afinal de contas, a evolução profissional não é feita só de aumentos salariais e condecorações, mas também de sacrifícios e desafios.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s