Vida pessoal e profissional – quando começa uma e acaba a outra?

Pesquisas recentes realizadas pela Robert Half revelam uma tendência cada vez mais forte nas vidas dos profissionais: a mescla entre o tempo dedicado ao trabalho e à vida pessoal. Uma das conclusões dos levantamentos é a de que muitos profissionais checam e-mails corporativos durante os períodos de folga – 60% dos diretores de RH entrevistados admitem que fazem isso todos os dias. Por outro lado, a vida pessoal também se […] <div class="read-more"><a href="https://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/sua-carreira-sua-gestao/2015/01/21/vida-pessoal-e-profissional-quando-comeca-uma-e-acaba-a-outra/" class="more-link">Leia mais</a></div>

Pesquisas recentes realizadas pela Robert Half revelam uma tendência cada vez mais forte nas vidas dos profissionais: a mescla entre o tempo dedicado ao trabalho e à vida pessoal. Uma das conclusões dos levantamentos é a de que muitos profissionais checam e-mails corporativos durante os períodos de folga – 60% dos diretores de RH entrevistados admitem que fazem isso todos os dias.

Por outro lado, a vida pessoal também se infiltra cada vez mais na rotina do trabalho. Mais da metade dos diretores de RH afirma que é muito comum que os profissionais utilizem seus smartphones durante reuniões de trabalho, inclusive para fins pessoais.

Ambas as pesquisas revelam duas faces da mesma moeda. Hoje, é cada vez mais difícil separar o profissional do pessoal. As tecnologias nos permitem trabalhar de qualquer lugar, o que nos torna “aptos” para produzir independentemente do local e horário do dia. Ao mesmo tempo, estamos sempre trazendo nossas vidas pessoais para o ambiente de trabalho, seja usando mensagens instantâneas e aplicativos no nosso smartphone, seja acessando sites ou resolvendo problemas pessoais durante o dia de trabalho.

Um conselho aos profissionais que sofrem com esse desafio moderno seria buscar o equilíbrio com disciplina e planejamento. Precisa checar suas mensagens pessoais? Dedique alguns minutos do dia para isso, desde que não atrapalhe a rotina do trabalho. Ler e-mails em reuniões, por exemplo, não é uma boa prática, pois gera prejuízos na sua atividade e na sua imagem junto aos superiores.

O mesmo vale para evitar que o trabalho “invada” a vida pessoal. Vai checar e-mails corporativos? Separe um tempo curto para responder mensagens urgentes. Por mais que vida e trabalho estejam intimamente ligados hoje em dia, planejamento e organização fazem muito bem a ambos – e garantem o equilíbrio que tanto buscamos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s