O mercado está bom?

Não há headhunter que não ouça frequentemente a pergunta acima – a dúvida aflige tanto candidatos que buscam uma recolocação quanto clientes incertos se devem ou não contratar mais profissionais para as suas equipes. A resposta não é fácil: depende de que “mercado” estamos falando. A maioria dos setores se destaca por serem cíclicos. Em fases de expansão, as indústrias tendem a contratar profissionais com perfis agressivos, executivos de vendas, […] <div class="read-more"><a href="https://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/sua-carreira-sua-gestao/2014/06/25/o-mercado-esta-bom/" class="more-link">Leia mais</a></div>

Não há headhunter que não ouça frequentemente a pergunta acima – a dúvida aflige tanto candidatos que buscam uma recolocação quanto clientes incertos se devem ou não contratar mais profissionais para as suas equipes. A resposta não é fácil: depende de que “mercado” estamos falando.

A maioria dos setores se destaca por serem cíclicos. Em fases de expansão, as indústrias tendem a contratar profissionais com perfis agressivos, executivos de vendas, áreas como marketing tendem a ficar mais aquecidas. Em momentos em que é preciso obter melhor performance, profissionais de finanças e tecnologia, por exemplo, se destacam. Mesmo dentro dessas áreas há demandas diferentes, dependendo do momento enfrentado pela empresa: profissionais de finanças e contabilidade com forte perfil de controle de gastos são mais valorizados em momentos de busca por produtividade; já quando a ordem é conquistar novos mercados, procuram-se mais os financeiros inovadores e integrados com a área comercial, por exemplo.

Para aqueles que têm dúvidas, dou a resposta do copo cheio. O mercado está bom, sim – para aqueles profissionais cuja formação e perfil são mais buscados neste momento. No próximo semestre ou no próximo ano, o ciclo pode se renovar e abrir mais oportunidades para outro tipo de executivo. Como temos visto nos últimos dias no futebol, há equipes que surpreendem e revelam um ótimo momento, assim como outras têm mau desempenho e precisam refletir para perceber quais mudanças precisam fazer para garantir sua sobrevivência. Não soa um pouco estranha a pergunta: “o futebol está bom?”. Pois o mesmo vale para o mercado: a resposta depende de uma combinação de fatores como momento econômico, perfil da empresa e estratégia de negócios.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s