O candidato arroz de festa

A busca por uma recolocação no mercado não é tarefa fácil. Principalmente, se já está há algum tempo procurando. Nessa fase, perder o foco é um risco e isso pode prejudicar seu objetivo. Se você ser tornar o candidato “arroz de festa”, que envia o currículo para toda vaga, pode acabar sendo deixado de lado pelos recrutadores. Evite que isso aconteça! Preocupe-se em saber se está qualificado o suficiente para […] <div class="read-more"><a href="https://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/sua-carreira-sua-gestao/2015/10/09/o-candidato-arroz-de-festa/" class="more-link">Leia mais</a></div>

A busca por uma recolocação no mercado não é tarefa fácil. Principalmente, se já está há algum tempo procurando. Nessa fase, perder o foco é um risco e isso pode prejudicar seu objetivo. Se você ser tornar o candidato “arroz de festa”, que envia o currículo para toda vaga, pode acabar sendo deixado de lado pelos recrutadores. Evite que isso aconteça!

Preocupe-se em saber se está qualificado o suficiente para a vaga. Os pré-requisitos não são escritos à toa. Se pede inglês fluente e o seu é mediano, cuidado. Ao ser chamado para uma entrevista, o idioma será testado e se for mesmo insuficiente, você terá feito o recrutador perder tempo e comprometerá suas chances em uma futura oportunidade.

Outro ponto de atenção é identificar se seus valores e estilo de vida estão em sintonia com os da empresa. Se você compartilha de ideais de não-violência, não procure emprego na indústria de armamento. A vaga pode até ser ideal para o seu perfil técnico e experiência, mas no longo prazo a relação dificilmente se sustentará e você terá que recomeçar sua busca.

Suzy Welch, ex-editora chefe da Harvard Business Review, dá um ótimo conselho em seu livro 10-10-10: Hoje, amanhã e depois. Ela sugere fazer a si mesmo a seguinte pergunta antes de decidir qualquer coisa: “Como me sentirei sobre minha decisão daqui a 10 minutos, daqui a 10 meses e daqui a 10 anos?”. Definitivamente, isso te ajudará a direcionar melhor sua procura pelo novo emprego.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s