4 formas infalíveis para NÃO ser, solenemente, ignorado

Falta de reconhecimento e confiança são as angústias mais recorrentes em minhas conversas com mentorados

Falta de reconhecimento e confiança são as angústias mais recorrentes em minhas conversas com mentorados, principalmente quando falamos a respeito da satisfação com a própria trajetória de vida.

Certo, você já leu muito disso e provavelmente considera apenas mais um “clichê”, contudo, será que o indivíduo não tem alguma culpa nessa realidade?

De verdade, tenho observado diversas situações onde, a pessoa está tão imersa em manter sua autoestima elevada que não consegue perceber que está consumindo, insanamente, “posts e vídeos superficiais” que encontra facilmente nas redes sociais.

Essa é uma fórmula fácil, que leva o indivíduo a criar suas próprias verdades pessoais, que a rigor, não passam de ilusões, diante da força da realidade. Afinal, são fórmulas e respostas genéricas e sem consistência, baseadas puramente nos resultados positivos que alguma situação proporcionou, mas que dificilmente pode ser reproduzido por qualquer pessoa.

O resultado que esse comportamento proporciona para o indivíduo, é não ser levado a sério, pois sua consistência é fraca e suas opiniões tem uma profundidade de um pires raso.

Claro que é possível não ser absorvido por esse tipo de comportamento, adotando algumas atitudes simples e que eram absolutamente normais, muito antes dos “gurus digitais” inundarem a internet com seus conselhos.

Seja rígido com você e flexível com os outros – se você fez escolhas que exigem renúncias importantes, preocupe-se em seguir esse caminho ao invés de gastar energia cobrando dos outros, pelas coisas que eles deveriam fazer. As pessoas percebem quem FAZ e quase sempre rejeitam quem apenas critica ou aponta quem não faz.

Fale apenas o necessário, e saiba que certamente é menos do que imagina – existe uma estranha mania de preencher o silêncio, expondo nossos pensamentos em palavras. Gostamos de “marcar posição para sermos percebidos”, mas é nesse momento que falamos além do necessário, jogando palavras e comentários sem a devida avaliação de seus efeitos. E o mais impressionante, é esquecermos que palavra dita, post publicado, comentário feito, não tem retrocesso e depois de lançados, são poucas as coisas que se reverte sem consequências doloridas

Declare suas intenções e realmente faça o que declarou – nada destrói mais a credibilidade de alguém do que declarações de “nobres intenções” que nunca passaram disso. Quem nunca realiza, desperta rejeição e desinteresse, mesmo que seja alguém de muito potencial. Lembre-se, quem aposta, quem investe, quem acredita, sempre espera atitudes, nunca planos e explicações.

Cumpra seus acordos e combinados – Nos dias atuais, com tantas atitudes imaturas nas relações, com tantas pessoas se preocupando com os próprios interesses, agir com comprometimento e honestidade com os compromissos que assume, tornou-se algo capaz de destacar um individuo, pois se tornou uma atitude rara. Cumprir os acordos, principalmente aqueles que faz consigo mesmo, é um sinal de maturidade que permite que jamais essa pessoa seja ignorada.