Vendas ou Relacionamento

Vendas e relacionamento: atividades com caminho próprio, mas que podem estar interligadas e caminhar juntas.

Já em ritmo de retrospectiva, este é nosso penúltimo post do ano.

Vejo que 2017 vai se fechando com alguma melhoria, mas ainda com muito por se fazer, no que tange o Relacionamento entre Empresas e Clientes.

Tipicamente, este costuma ser um período onde surgem novos projetos patrocinados por ‘sobra de verba’. Um período de corre-corre para gastar os últimos ‘trocados do orçamento’.

Com sinais de reaquecimento econômico, para quem sobreviveu financeiramente aos desafios dos últimos anos, certamente há muito o que comemorar.

Em um momento onde encontramos um número crescente de empresas com interesse em olhar para o Relacionamento com Clientes, nos alegra fechar o ano com um novo modelo de negócios ligado à conexão entre Propósito Empresarial e Relacionamento com Clientes.

O que me chama a atenção neste finalzinho de ano é que embora crescente, há ainda um grande desafio a ser superado que é a inconsciência com que as empresas ainda fazem negócios e buscam denominar a isso de relacionamento.

Percebi com certa clareza de que relacionamento e estratégia comercial não significam necessariamente o mesmo caminho. Um costuma ser decorrência do outro. Se você (como empresa), já tentou de tudo e ao longo do tempo sua eficiência em vendas vem caindo, então é tempo de migrar para um caminho de relacionamento.

Se os termos parecem vagos, a tradução pode ser simples: se a empresa quer saber quanto o cliente pode gerar de faturamento e retorno financeiro para ela, então isso é uma estratégia comercial. Agora se a pergunta se inicia em quanto e como a empresa pode retornar para o cliente, então a isso eu chamaria de Relacionamento.

Não há fórmulas mágicas, não existem atalhos, não é possível copiar. Cada relacionamento é único, exclusivo. Segmentar é apenas uma forma de tentar achar um caminho de simplicidade em um caos de complexidade.

Relacionamento significa risco, aprendizado, troca, disposição para o novo.

Relacionamento dá trabalho, de fato!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s