Retrospectiva 2019!

Seja no final do ano ou no início deste que acaba de começar, o importante mesmo é fazer a retrospectiva do relacionamento da sua empresa com seus clientes.

Todo final de ano é um bom momento para fazer uma retrospectiva sobre o ano que passou. Uma pessoa mais reflexiva buscará pensar com cuidado em cada momento marcante de seu ano; já uma menos reflexiva se contentará talvez em assistir a retrospectiva da Globo, mas o fato é que este momento é inevitável.

Me considero um pouco mais reflexivo, portanto, quero iniciar o novo ano aqui no blog fazendo uma curta análise de tudo o que escrevi em 2019. Ao todo, publiquei aqui 24 artigos exclusivos (e o Leonardo outros 24, creio). Mesmo gostando muito de escrever, confesso que em vários momentos no ano as ideias sobre temas e pautas fugiam ou os assuntos não fluíam facilmente.

Se você, leitor, acompanha este blog e já leu outros artigos que escrevi, deve ter percebido que gosto muito de dois tipos de abordagens quando escrevo: Conceitos e Cases. Normalmente, em ambos os casos, procuro me basear em fatos que leio, tomo conhecimento ou mesmo em situações que passo seja como profissional de marketing ou no meu relacionamento como cliente de alguma marca. Isso faz com que, naturalmente, muitos de meus artigos acabem, algumas vezes, com um tom mais crítico ou mesmo de chamada de atenção, mas sempre com a intenção de demonstrar para todos o nosso objetivo principal neste blog: que o relacionamento com clientes vem antes do marketing.

E, pensando neste objetivo, trago abaixo o link de 6 artigos que publiquei aqui no ano passado e faço um convite a você para investir algum tempo para lê-los e fazer a retrospectiva do relacionamento da sua empresa com o seu cliente em 2019. E, da mesma forma que é inevitável uma retrospectiva em todo final de ano, creio que seja também inevitável uma resolução de ano novo (mesmo a do regime), a cada início de ano. Assim, espero que este momento o ajude a decidir construir em 2020 um relacionamento com seus clientes mais íntegro, sustentável e mensurável para todos.

E que Deus nos abençoe em 2020!

– O que realmente deveria significar o termo Relacionamento com Clientes?

– Foco no cliente, mas de verdade e não só no discurso

– Confiar no cliente faz bem

– Meu cliente QUER ou PRECISA comprar o meu produto?

– A experiência do cliente acontece nos detalhes

– Ficar distante do cliente está muito fácil