Precisa de especialista para se Relacionar com Clientes?

Todo serviço precisa de um especialista. Se você quer um resultado bacana e um trabalho bem executado, valorize-o.

Se você já gravou um vídeo do seu negócio – seja ele grande ou pequeno – para colocar nas redes sociais, já tem referência do que isto significa. Claro, é possível fazer um ‘curta’ usando um celular HD, algumas caixas de sapato como apoio, um editor de imagens gratuito e pronto. Ou quase…

Em uma busca rápida sobre ‘como gravar um vídeo para o youtube’, você já tem algumas dicas para começar. Mas, quando a brincadeira começa a ficar séria, você percebe que o “modelo caseiro” tem suas limitações. Para exemplificar o que escrevo, talvez este vídeo ajude a clarear um pouco.

Tenho a referência de que um negócio evolui mais ou menos da seguinte forma: uma pequena empresa onde o dono é o próprio negócio, para uma empresa média onde o negócio é compartilhado com algumas pessoas próximas, para então se tornar um negócio de fato onde tem-se claramente a correspondência de um corpo humano com pessoas ou grupos que representam o coração (sentir), o cérebro (pensar) e o corpo (agir).

Quando se fala de relacionamento estruturado com clientes, vale esta mesma linha de raciocínio. Em nossa referência, toda empresa se relaciona, queira ela ou não. Fazer isto de maneira consciente já é outra história.

Fala-se muito de ‘software’ de CRM quando, na verdade, a sigla significa um conceito que é, em síntese, a “Gestão do Relacionamento com Clientes”.

Tenho visto uma quantidade quase infinita de soluções e empresas pipocarem como o Santo Graal do relacionamento com clientes. O que poucos se atentam é que relacionamento, assim como a gravação de um vídeo, é mais do que um software e o conhecimento para criar uma base de dados em Access ou SQL Server.

Da mesma forma que no vídeo, todo mundo tem ‘um primo ou amigo que conhece de ed/ ed/ edição’, orquestrar uma verdadeira solução de Relacionamento, porém, é diferente de colocar um banco de dados no ar. Fazer um bom relacionamento exige arte, capacitação, conhecimento, tempo e experiência para juntar todas as peças da melhor forma.

Em uma busca rápida no Youtube, você encontrará uma infinidade de “Porta dos Fundos”. Mas na prática são poucos os que conseguem se diferenciar. Para isto é preciso tempo, dedicação e a firme decisão de um relacionamento melhor com seus clientes.

Mesmo com todas as dicas que possamos dar aqui no blog e todo o conhecimento que seja possível transmitir através da Internet, sugerimos sempre buscar um especialista para lhe ajudar na implantação de uma estratégia com seu público.

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