Por que a minha empresa existe?

Uma empresa com propósito olha além dos seus resultados financeiros.

Não importa se você é empresário ou funcionário de uma empresa: você já se fez a pergunta que uso no título deste artigo?

Eu e Leonardo temos abordado com frequência aqui no blog sobre propósito da empresa e como isso é fundamental na construção de um bom relacionamento com clientes. Porém, muitas vezes, me parece que não fica claro o que entendemos como propósito da empresa.

Entendemos o propósito como a razão da existência de uma empresa. O seu “Por Que”. A sua “Causa” que será buscada e defendida.

Quando o propósito existe, transforma-se também na razão pela qual as pessoas comprarão dela (consciente ou inconscientemente). Um propósito claro muda completamente a maneira de uma empresa desenvolver produtos/serviços, de fazer comunicação e marketing e, consequentemente, de se relacionar com os seus clientes.

Uma empresa com propósito olha além dos seus resultados financeiros. Uma empresa com propósito abre mão do seu lucro para não abrir mão das suas convicções. Uma empresa com propósito identifica e constrói oportunidades. Uma empresa com propósito erra, mas reconhece e corrige seus erros. Uma empresa com propósito enxerga o mercado feito de pessoas. Uma empresa com propósito tende a ser perene.

E uma empresa sem propósito? Simples: age exatamente ao contrário de tudo isso.

Para deixar tudo ainda mais claro, coloco aqui um vídeo com uma palestra do Simon Sinek, no TED (Technology, Entertainment and Design), onde entendemos que os clientes não querem comprar os produtos que as empresas fazem, mas, no fundo, eles querem comprar o “porque” as empresas fazem os produtos.

Invista um pouco de tempo e assista, pois talvez também mude a sua maneira de enxergar o mercado, a sua empresa e os seus clientes.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s