Parabéns, Consumidores!

Dia Internacional do Consumidor. Esta data não deveria existir, já que para as empresas, os clientes deveriam ser lembrados em todos os dias.

Amanhã o mercado “comemora” o Dia Internacional do Consumidor. Na minha opinião, esta data não deveria existir, já que para as empresas, os clientes deveriam ser lembrados em todos os dias. Mas, já que ela existe, poderia então ser um ótimo momento para as empresas refletirem sobre seus propósitos, atitudes e sua estratégia para melhorar cada vez mais o relacionamento com seus clientes, certo?

Só que infelizmente, muitas empresas aproveitam a data de uma maneira que considero muito oportunista, realizando promoções e ofertas como em qualquer outra data do conhecido calendário promocional. Ou seja, aproveitam o dia como mais um momento para fazer o que chamo de “alavancagem não sustentável de vendas” e, assim, vão vivendo de uma promoção atrás da outra.

Apenas para deixar claro, não sou contra promoções em datas especiais, principalmente em tempos de crise financeira. O problema é que, na minha opinião, as empresas refletem pouco sobre seus clientes e perdem muitas oportunidades de estabelecer de fato um relacionamento, ouvindo e conhecendo os clientes e falando menos. E quando uma empresa aproveita todo momento para fazer uma promoção significa, para mim, que ela só quer olhar para suas necessidades e falar e assim, não abre muito espaço para ouvir os clientes e para entender que eles são pessoas com necessidades e expectativas, e não apenas seres provedores do dinheiro que vai gerar o seu lucro.

E, se precisamos de um dia para tentar fazer as empresas refletirem um pouco sobre isso, que dia seria melhor do que o Dia Internacional do Consumidor?

Ser consumidor no Brasil não é fácil e, dependendo do produto ou serviço que está sendo consumido, é ainda mais desafiador. Quantas vezes você, no papel de cliente, já se sentiu explorado, enganado, mau tratado, ignorado entre outros desgostos? Sem contar quando as empresas não deixam seus clientes irem embora. O Leonardo escreveu sobre isso em um artigo muito interessante que você também poderá ler aqui.

Sei que existem muitas empresas que buscam trabalhar de maneira correta no ponto de vista do cliente, mas deixei de me iludir faz muito tempo. A maioria não age assim talvez por uma pressão por resultados rápidos e cada vez maiores ou falta de uma consciência clara sobre o tema, e não importa o tamanho da empresa.

Como sugestão para as empresas, recomendo que neste dia, ao invés de bombardear seus clientes com “promoções especiais”, façam uma comunicação com apenas um simples e sincero OBRIGADO POR SER NOSSO CLIENTE. Talvez não seja possível medir o resultado desta ação nas vendas de curto prazo e nos cálculos de ROI, mas não importa, pois ações para construção de relacionamentos duradouros não devem nunca ser medidas isoladamente.

E como, no final das contas, todos somos consumidores, desejo um FELIZ DIA INTERNACIONAL DO CONSUMIDOR PARA VOCÊ TAMBÉM!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s