Para 2016 desejamos Mais e Melhores Relacionamentos

Saiba por que Leonardo Barci e Marcio Oliveira dizem que 2015 foi o ano do ‘início do fim’ das ilusões e o que ele propõe a você para o ano que chega.

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Gostaria de abrir este último post do ano agradecendo a você, leitor, que nos acompanhou até aqui. Embora dividamos a tarefa de escrever, foi realmente um desafio manter a disciplina de um post semanal desde a abertura do blog.

Foi gratificante ver que alguns dos textos que postamos durante este ano tiveram um número relevante de leitura e compartilhamento. Obrigado!

Este momento entre o Natal e o Ano Novo tipicamente é marcado por um silêncio interior, onde as pessoas tiram alguns dias no trabalho, ou mesmo para quem mantém a rotina, a empresa costuma ficar um pouco mais silenciosa, com menos pessoas e menos trabalho.

Aproveitamos este momento para uma parada estratégica e algumas reflexões para o ano que se fecha e também para o ano que se abre.

Se tivéssemos que dar um tema para 2015, diríamos que foi o ano do ‘início do fim’ das ilusões.

Como clientes, deixamos de acreditar em tudo o que a propaganda promete.

Como empresa, começamos a perceber o estrago que uma promessa não cumprida pode causar.

Como sociedade, aumentamos nossa consciência sobre os relacionamentos que estamos estabelecendo com os diversos ‘atores’ que nos compõe.

Como eleitores, entre medos e esperanças, fomos quase que forçados diariamente a compreender a nossa responsabilidade pela situação política de nosso país, algo que confortavelmente, escolhíamos não compreender.

Foi também um ano em que a consciência sobre a importância do relacionamento entre Empresa e Cliente se impôs através de uma pressão social (foram pelo menos 2 novas legislações e 1 projeto de lei ligados diretamente a comunicação e privacidade de dados).

Começamos a compreender que um bom Relacionamento pode gerar negócios melhores e mais duradouros.

Pessoalmente como profissionais, fomos chamados para falar sobre o assunto, não tanto como conhecedores exclusivos do tema, mas sim como pessoas que vem se atentando sobre a importância de que Relacionamento com Clientes não é uma escolha, mas sim uma prática da qual nenhuma empresa pode se eximir.

Vemos que, sob muitos aspectos, este ano que se fecha foi extremamente desafiador.

E para 2016 o que desejamos?

Sem ser maçante ou repetitivo, desejamos sinceramente Mais e Melhores Relacionamentos para este ano que se abre.

Ainda que relacionamento não seja uma escolha para a empresa, a forma e qualidade deste relacionamento pode ser, se assim o desejarmos, uma escolha consciente.

Especialmente neste segundo semestre do ano, fomos procurados por várias empresas que começaram a compreender que realizar a venda de hoje é importante, mas não é tudo.

Muitos dos executivos que nos procuraram estavam abertos a uma nova forma de estabelecer relacionamentos. Que em 2016 esta consciência se mantenha e se expanda!

Muitos já compreendem que o Marketing (e todas as suas ferramentas) deve ser colocado à serviço de um bom Relacionamento, e não o contrário.

Desejamos que 2016 traga para as empresas a abertura de uma nova forma de estabelecer conexões. Ligada com a essência e o propósito das corporações.

Que as pessoas (clientes, empresas e a sociedade em geral) busquem uma elevação na qualidade de suas relações com mais paz, harmonia e amor.

E que 2016 se abra para este Novo Relacionamento.

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