Já dizia a minha Avó – “Diga e Faça a mesma Coisa”

Você faz o que diz no dia a dia? E a empresa onde você trabalha? Ela faz o que diz ou diz o que faz?

Estive em um congresso de Marketing nos Estados Unidos no ano em que o Do Not Call (no Brasil a chamada lei “Não Perturbe”) entrou em vigor. Naquele ano – e isto já faz algum tempo – a grande discussão era: “como a indústria de comunicação vai reagir a isto”. Neste meio tempo a Internet chegou definitivamente como canal de interação e comunicação e aquilo que poderia vir a se tornar um problema, acabou quase que desaparecendo como discussão. Ainda que o ‘estrago’ tenha sido limitado pela entrada em vigor de uma lei restritiva, tenho a referência de que esta legislação recebeu o devido respeito no mercado americano.

Diga-se de passagem, que o Brasil ainda carece de uma legislação que trate sobre a privacidade de dados de maneira mais ampla. Enquanto isto não acontece, temos restrições de legislações estaduais de ‘Não Perturbe’ ou limitações como o Marco Civil da Internet.

Assim que esta legislação começou a tomar corpo no Brasil, fiz o cadastro para não receber mais chamadas. Por algum tempo o telefone ainda continuou a tocar, mas depois do cadastro, diminuiu sensivelmente.

Vez por outra ainda liga um desavisado. Uma das últimas vezes eu disse para atendente: “Moça, eu fiz o cadastro no Procon para não receber mais estas ligações. Vocês checaram o meu número neste cadastro? ” Um pouco assustada com a precisão da minha colocação ela retornou: “Senhor, eu sou apenas do canal de vendas, isto o senhor precisa ver o lá com o pessoal da empresa. ” Minha leitura desta situação foi: “Senhor, sou apenas a ‘boca’ da empresa, os ‘ouvidos’ estão em outro lugar, e não, eu não tenho contato com eles. ”

Quando uma empresa diz: “O Cliente é importante para nós. ”; “Nós respeitamos o seu tempo. ”; e coisas similares, vejo que isto eventualmente é apenas um discurso bonito para uma entrega com alguma distância destas colocações.

Este é o Gap mais óbvioRespeitar a legislação local. O gap entre o falar e o agir não é algo sobrenatural ou sobre-humano. É algo simples e até esperado.

Image courtesy of kibsri at FreeDigitalPhotos.net
Image courtesy of kibsri at FreeDigitalPhotos.net

Para mim isto às vezes parece estranho, quando uma empresa fala em governança corporativa colocando como valores o respeito a legislação e regras locais. Isso já não é óbvio?

O fato de não haver no Brasil uma fiscalização que é compartilhada entre o poder legislativo e todos os cidadãos não significa que os acordos sociais devam ser ignorados.

Em muitos lugares da Europa e dos Estados Unidos, se você cometer uma infração no transito, é bastante provável que a primeira pessoa a lhe chamar a atenção seja o motorista do carro ao lado e não um policial. É a compreensão de que todos somos o país e não alguma figura lendária sentada em uma cadeira dentro de um castelo distante!

O Marketing como cadeira de conhecimento muitas vezes é traduzido como “forma de ludibriar” ou “contar uma ‘meia’ verdade”.

Sim, sou profissional da área é acho que, em boa parte das vezes, a comunicação vai além da verdade prática. Esta distância é sutil, recebe até o apoio social, mas se desvanece ao longo do tempo por não ter sustentação.

Na minha perspectiva a melhor definição de Marketing é a capacidade da empresa se comunicar. Isto significa que muitas vezes antes de falar ela – a empresa – terá de reavaliar suas práticas e verificar se o que ela fala tem sustentação. Esta é a habilidade de ouvir.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s