A síndrome de Panoramix

A incessante busca pela fórmula mágica nos negócios.

Se você já leu alguma revista do guerreiro gaulês Asterix sabe que o Panoramix é um druida que criava fórmulas mágicas para quase tudo e a mais famosa era a fórmula que dava uma força sobre-humana para quem a bebia.

Pois bem, arrisco a dizer aqui que boa parte dos empresários e executivos vêm sofrendo de uma doença que resolvi chamar de Síndrome de Panoramix. E ao que tudo indica a crise financeira atual do Brasil vem potencializando esta doença.

O que tenho observado em várias reuniões e pedidos de trabalho é que há um crescimento da ansiedade por fórmulas mágicas que aumentem rapidamente as vendas e percebo que isso tem jogado uma pressão muito grande, principalmente nos profissionais de marketing.

Sinto dizer, mas fórmulas mágicas para isso não existem. Pode até ser que você encontre alguma forma de vender mais rápido em um determinado momento, seja por intermédio de uma promoção, baixos preços ou mesmo por meio de alguma “estratégia” ou “inovação” incrível. Garanto que essas alternativas não serão sustentáveis. Possivelmente, elas, assim como a fórmula da super força do Panoramix, terão um efeito de curta duração e você precisará novamente de novas fórmulas, que juntas, trarão mais pressão por resultados, mais necessidades de verbas e maior risco de não funcionar como desejado.

Observo que finalmente o mercado tem dado atenção à necessidade das empresas terem consciência sobre o seu propósito. Um propósito que define o porque de a empresa existir e qual o seu papel na sociedade, além do lucro. Porém, fico muito incomodado porque percebo que apesar de ser um discurso muito aplaudido em palestras e adotado por vários CEO’s e “gurus” de marketing e negócios, é deixado de lado no dia a dia e na vida real das empresas. Este é o ponto. Enquanto diz-se que a empresa deve ter um propósito claro que transcenda o lucro, os executivos buscam alucinadamente as fórmulas mágicas para vender mais e mais rápido e assim bater suas metas e ganhar seus bônus.

Ter clareza sobre qual é o propósito da sua empresa na sociedade, um propósito que seja mais importante do que conquistar altos lucros, que atue como um direcionador de estratégias da empresa, que ajude a estabelecer um relacionamento verdadeiro com os seus clientes, pode ser a sua fórmula mágica. Uma fórmula que abre mão do resultado rápido a curto prazo em função do resultado sustentável a longo prazo. Uma fórmula que dará a você satisfação verdadeira com o seu trabalho e, principalmente, uma fórmula que não fará você dormir toda noite preocupado se o céu irá cair sobre a sua cabeça. Se não entendeu o trocadilho, leia Asterix!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s