A ação do Paris6 foi uma oportunidade ou apenas oportunismo?

Ter uma atitude responsável com o cliente nem sempre significa divulgá-la.

Creio que você deve ter acompanhado o caso do restaurante Paris6, que recompensou uma cliente com um tipo de passe VIP vitalício em qualquer unidade da rede no mundo, porque ela não conseguiu entrar no restaurante sendo quase levada por uma enxurrada durante uma forte chuva. Se não sabe do que estou falando, veja o vídeo abaixo, que foi o estopim do caso e, se quiser, veja algumas matérias aqui e aqui.

Comecei a analisar todo o ”passo a passo” deste caso sobre o prisma de relacionamento e três atitudes me chamaram a atenção. Afinal, o Paris6 foi oportunista, explorando o momento para tentar obter uma visibilidade positiva ou foi apenas uma oportunidade para demonstrar o seu propósito como empresa? Em outras palavras, a ação do restaurante foi planejada buscando algum tipo de ganho de imagem ou foi natural, independentemente da repercussão?

A primeira atitude foi o fato de o restaurante ter feito um post nas redes sociais. Neste post, o Paris6 pede a ajuda para localizar a cliente, oferecendo a ela primeiramente o que chamaram de “Noite de Estrela” para recompensá-la pela noite frustrada. Este post gerou também muito barulho e a cliente foi localizada. Entendo isso como uma excelente ação de oportunidade com um forte aspecto de humanidade.

Durante esta busca, o vídeo da cliente sendo arrastada pela chuva viralizou nas redes sociais, com vários comentários de apoio a ela, mas também com muito mais comentários criticando-a de diversas maneiras, numa atitude que infelizmente é muito comum hoje em dia. Coisa de ser humano estragado.

A segunda atitude foi após a resposta da cliente ao Paris 6, dando parabéns pela postura do dono do restaurante e agradecendo especialmente ao manobrista que a segurou enquanto era arrastada pela chuva. Após isso, o restaurante prontamente respondeu ampliando o benefício dela para o “VIP vitalício”, justificando isso por conta da viralização do vídeo satirizando o que aconteceu com ela. E aqui começa, na minha opinião, o cuidado que temos que ter como empresa. Basicamente, entender o momento de “tirar a boca do trombone” para conversar olho no olho. As redes sociais são traiçoeiras e nunca conseguiremos prever todas as atitudes.

Após este segundo post do Paris6 oferecendo o “VIP vitalício”, várias mensagens começaram a aparecer cobrando do restaurante a mesma postura com o manobrista. Afinal, se estão premiando a cliente, por que não o manobrista que foi considerado herói da noite?

E a terceira última atitude que me chamou a atenção foi a resposta do Paris6, afirmando que estão satisfeitos com a postura do manobrista, mas que ele fez apenas o que se espera de qualquer pessoa naquela situação, por isso ele não seria recompensado e justificaram novamente a recompensa à cliente por causa da viralização negativa do vídeo. Resultado, esta ação do restaurante que parecia ser de oportunidade e sincera, começou a parecer apenas oportunista na opinião de muitas das pessoas que comentaram esta resposta.

Costumo falar que integridade é fazer o que deve ser feito sem a necessidade de ficar contando depois.

Em outras palavras, se o Paris6 acreditava que devia aumentar a recompensa da cliente e não recompensar o manobrista, sem problemas. Mas que fizesse isso não mais de maneira pública nos posts. A justificativa que deram até pode fazer sentido mas, ao dizer isso publicamente, abriram as portas para críticas generalizadas que fizeram com que a imagem final do restaurante, para muitos, no final ficasse manchada.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s