XP compra parte de startup de inteligência artificial do Vale do Silício

A plataforma Olivia existe há três anos nos EUA e agora chega ao Brasil para ajudar os brasileiros a poupar dinheiro e investir

São Paulo — Perto de estrear no Brasil, a fintech de inteligência artificial Olivia recebeu um aporte da XP Investimentos. A parceria estratégica entre as companhias, que inclui a aquisição de uma participação minoritária da Olivia pela XP, vai dar base para a startup começar a operar no país.

Pelo acordo, a XP será a parceira oficial de investimentos dentro da Olivia. Criada há três anos no Vale do Silício pelos brasileiros Lucas Moraes e Cristiano Oliveira, o objetivo da startup é ajudar os usuários da plataforma a fazer mais com o seu dinheiro.

“Nos Estados Unidos, nosso usuário médio poupa apenas 0,8% da renda familiar por mês quando começa a usar a Olivia. Em apenas 60 dias, esse percentual salta para 5,7%”, disse Moraes.

Com mais dinheiro no fim do mês, os clientes aumentam sua capacidade de investir. E aí que a integração com a XP vai funcionar: ela permitirá a recomendação personalizada de produtos financeiros da XP de acordo com o perfil e a capacidade de investimento de cada pessoa.

No ano passado, a Olivia e XP criaram juntas o assistente Max, lançado pela corretora em setembro. A parceria evoluiu agora para uma sociedade.