Unilever lança linha com produtos veganos da cabeça aos pés

A multinacional Unilever está lançando no país sua linha de produtos para corpo e cabelo Love Beauty and Planet, que usa ingredientes naturais

O mercado brasileiro de produtos veganos acaba de ganhar um competidor de peso. A multinacional Unilever está lançando no país sua linha de produtos para corpo e cabelo Love Beauty and Planet, que usa ingredientes naturais. É a primeira grande marca a apostar no segmento, até agora dominado por empresas pequenas e que muitas vezes têm produção artesanal.

Com sabonete líquido, desodorante, xampu, condicionador e creme para pentear, o desenvolvimento da Love Beauty and Planet seguiu a filosofia da inovação com propósito e sustentabilidade, segundo Juliana Carvalho, diretora de marketing de cuidados com o cabelo da Unilever. “A busca por produtos naturais é uma tendência no mundo inteiro”, diz a executiva. No portfólio global da multinacional, esse é o segmento que registra o crescimento de vendas mais acelerado.

A nova família de produtos começou a ser vendida nos Estados Unidos em 2017 e já está presente em 28 países. Foram necessários dois anos para construir, no Brasil, uma cadeia de produção seguindo os preceitos veganos. Com frascos de plástico reciclado e reciclável, o processo envolve também cooperativas de reaproveitamento de material.

De acordo com a estratégia de mercado para esse nicho, os cosméticos devem ser distribuídos em cerca de metade dos supermercados, drogarias e lojas especializadas no país. Em embalagem de 300ml, o xampu vai custar 25 reais. Os itens possuem selos internacionais que atestam que não são utilizados ingredientes de origem animal na sua formulação e que não são testados em bichos. O condicionar utiliza uma tecnologia que permite o enxágue 10 segundos mais rápido, o que significa uma economia de 18 milhões de litros de água em um ano.