GetNinjas estará no Pão de Açúcar para vender de churrasqueiro a diarista

Startup firmou parceria comercial com bandeiras Extra e Pão de Açúcar, do grupo GPA, para oferecer serviços nos canais digitais e físicos dos supermercados

O marketplace de serviços GetNinjas é mais nova entrada do Grupo Pão de Açúcar no relacionamento com startups. Os aplicativos, lojas virtuais e supermercados das bandeiras Extra e Pão de Açúcar oferecerão aos consumidores a contratação de serviços e o registro como prestador de atividades, por meio de uma integração com a plataforma da GetNinjas.

Hoje, o GPA possui 913 unidades em operação entre Pão de Açúcar, Extra Hipermercado, Extra Supermercado e formatos de proximidade (Mini Extra e Minuto Pão de Açúcar). De acordo com Cedric Faustino, gerente geral de serviços multivarejo do GPA, a iniciativa tem como principal objetivo a continuação da jornada dos clientes dos supermercados. “Quando nossos clientes vão comprar carne, oferecemos em churrasqueira. Se adquirem produtos de limpeza, uma diarista. Vemos uma grande complementaridade de soluções, focadas em simplificar a vida dos consumidores.”

Apenas prestadores com avaliação máxima, de cinco estrelas, estarão disponíveis nos canais associados ao Grupo Pão de Açúcar. A cada serviço contratado, o GPA ganhará uma remuneração da GetNinjas. Os consumidores dos supermercados também poderão se cadastrar como prestadores e obter uma renda extra.

A GetNinjas já está nos aplicativos Clube Extra e Pão de Açúcar Mais desde o último final de semana e cerca de 1.000 pedidos por serviços já foram recebidos. Os serviços domésticos (diarista) e de reformas são os mais pedidos nas duas bandeiras, mas há peculiaridades. O Extra recebe pedidos por manicures, enquanto o Pão de Açúcar recebe pedidos por churrasqueiros.

No ambiente físico, a startup já instalou um totem na unidade do Pão de Açúcar da Avenida Brigadeiro Luís Antônio (São Paulo). Esse supermercado abriga diversas iniciativas digitais inéditas da rede, como a finalização de compra pelos próprios clientes, o pré-escaneamento de compras e a venda de produtos de foodtechs, startups que atuam no setor alimentício. Segundo Faustino, a ideia é expandir os totens para mais unidades. Nos próximos dias, haverá a entrada da GetNinjas nas lojas virtuais do Extra e do Pão de Açúcar.

Histórico

A parceria comercial com o GetNinjas é diferente dos acordos do Grupo Pão de Açúcar com startups vistos no final de 2018, que envolviam aquisições.

O GPA firmou uma parceria com o serviço de assinatura de kits gastronômicos Cheftime que dava o direito de adquirir o capital social da startup em 18 meses. Também comprou o negócio de entregas James Delivery, com 18 funcionários e 700 entregadores ativos em Balneário do Camboriú (SC) e Curitiba (PR) na época da aquisição. “Faremos cada vez mais acordos com startups para acelerar nossa transformação digital. Já estamos pensando em quais outros serviços podemos incluir com foco em ampliar a jornada de nosso cliente”, afirma Faustino, do GPA.

Antes do Grupo Pão de Açúcar, o GetNinjas já havia feito parcerias com grandes empresas, como a Saint-Gobain (dona da marca TelhaNorte), e com outras startups, como a colombiana Rappi.

O GetNinjas possui mais de 200 tipos de serviço em sua plataforma. A startup atua em mais de três mil cidades brasileiras e movimenta 400 milhões de reais por ano. Ainda é pouco mais de 0,1% do mercado potencial dos serviços presentes na GetNinjas, estimado pela startup em 350 bilhões de reais por ano no Brasil. “É um setor majoritariamente offline e esse é o nosso grande desafio”, afirma o fundador do GetNinjas, Eduardo L’Hotellier.

Obstáculo que o Grupo Pão de Açúcar também se moderniza para batalhar: no Brasil, os supermercados faturam 353 bilhões de reais ao ano, mas apenas 0,1% do valor das vendas vem do canal online, segundo o instituto de pesquisa eMarketer.