Entre dívidas em dólar e aquisições, Minerva deve, mas vai pagar

Conhecida por ser uma empresa com as finanças em dia num setor que cresceu fortemente, a Minerva deu uma guinada no 2º semestre do ano passado

O frigorífico Minerva Foods tenta sair de um buraco inimaginável há pouco tempo. Conhecida por ser uma empresa com as finanças em dia num setor que cresceu fortemente, a Minerva deu uma guinada no segundo semestre do ano passado: partiu para uma série de aquisições e se endividou em dólar. O resultado foi o aumento do índice de alavancagem, medido pela relação entre a dívida líquida e o Ebitda (lucro antes de impostos e amortizações), de 2,7 para cinco vezes em menos de dois anos. Desde junho, o patrimônio líquido do Minerva está negativo em 1 bilhão de reais. A saída anunciada foi um aumento de capital na B3 e a abertura do capital de sua subsidiária Athena Foods no Chile, marcada para o ano que vem.

O valor combinado das duas operações pode chegar a 2,5 bilhões de reais. Mas alguns analistas ainda estão inseguros com a empresa. Prova disso é a queda de 56% nas ações desde janeiro. Uma das preocupações é que o dinheiro seja utilizado na operação, e não para o pagamento de dívidas. Em entrevista a EXAME, Fernando Queiróz, sócio e presidente do Minerva, nega a possibilidade. “Pelo menos 2 bilhões de reais vão para o pagamento de dívidas”, diz ele. “A empresa veio de uma estratégia de crescimento, mas já atingimos a meta. Nosso foco, agora, é transformar o Minerva em um gerador de dividendos.” De 2012 até 2017, a companhia mais que triplicou de tamanho e alcançou um faturamento de 14 bilhões de reais em 2017. No ano passado, contudo, teve um prejuízo de 280 milhões de reais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s