A Eletrobras jogou 130 bilhões de reais no lixo

De 2003 para cá, o valor de mercado da estatal passou de 57 bilhões para 27 bilhões de reais

Mais um exemplo de como o governo pode, numa canetada, mexer com a vida de milhares de investidores. A estatal de energia Eletrobras voltou ao olho do furacão depois que o governo anunciou, na sexta-feira 6, Moreira Franco como novo ministro de Minas e EnergiaSua chegada levou à saída de técnicos de renome e aumentou a suspeita de que a privatização da companhia pode fazer água. As ações caíram 20% em dois dias.

Oscar Malvessi, professor de finanças na FGV-Eaesp, calcula que a Eletrobras tenha investido, desde o primeiro governo Lula, em 2003, 130 bilhões de reais. De lá para cá, o valor de mercado da estatal passou de 57 bilhões para 27 bilhões de reais; o faturamento encolheu de 41 bilhões para 32 bilhões; o resultado operacional, que era de 15 bilhões de reais em 2003, está negativo desde 2012. Ou seja: foi dinheiro jogado fora.

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s