Hipocrisia, conheça a estupidez

Por que políticos norte-americanos estão relutantes em apresentar suas declarações de imposto de renda?

Só existem duas certezas nessa vida: a morte, e Donald Trump se recusando a divulgar suas declarações de imposto de renda. A essa altura, esconder suas declarações não devia nem ser uma opção: a lei diz que a Câmara tem o direito de ver as declarações dele, e os oficiais da Receita estão infringindo a lei se não permitirem esse acesso. Porém, essa não é a América que nós costumávamos conhecer. Vai ser uma enorme surpresa se o governo Trump colaborar com a lei, e certamente a maioria dos republicanos vai apoiar o Sr. Trump em seu desacato.

O que nós veremos, caso essas declarações algum dia se tornem públicas? Talvez que o Sr. Trump não é tão rico quanto diz; provavelmente haverá indícios de práticas corruptas, antes e depois dele assumir o cargo; e definitivamente nós veremos conflitos claros e inconstitucionais de interesse em seu papel duplo como presidente e magnata dos negócios.

Contudo, o Sr. Trump não foi a única pessoa relutante em divulgar suas declarações. O senador Bernie Sanders também enrolou na mesma época em que outros candidatos democratas vieram a público, e só recentemente, finalmente, divulgou suas declarações dos últimos dez anos. O que as declarações de Sanders mostram é que os direitos autorais das vendas de livros que ele recebeu depois da campanha de 2016 o empurraram da classe média para os escalões mais baixos do 1%, o que não é surpresa.

Se foi esse o motivo, por que ele não divulgou essas declarações antes? Até onde eu entendi, ele estava preocupado com a possibilidade de algumas pessoas notarem esse salto na renda dele e decidirem que ele não poderia mais servir como um defensor do povo. Para ser justo, vocês viram um pouco disso na maneira como a imprensa reagiu às divulgações do imposto de renda dos outros candidatos. Por exemplo, depois da senadora Kirsten Gillibrand divulgar suas declarações, houve artigos insinuando que ela era hipócrita porque, apesar de ter votado contra o corte de impostos de Trump, ela na verdade se beneficiou dele. Além disso, ontem, algumas pessoas sugeriram que a credibilidade do Sr. Sanders está de certo modo abalada pela revelação de sua riqueza recente.

O que é tremendamente estúpido. Hipocrisia é fingir se importar com o interesse público quando você está na verdade agindo em função dos seus próprios interesses. Ser contra coisas que beneficiariam você, e apoiar coisas que tornariam você um pouco mais pobre, não é nada hipócrita – pelo contrário, é algo digno de ainda mais respeito, já que no mínimo você está fazendo alguns sacrifícios em defesa do que você acredita.

Os democratas, de todas as pessoas, deveriam saber que ser rico – o que, por sinal, nenhum dos candidatos é, ao menos na avaliação dos ricos de verdade – não impede um político de ajudar famílias trabalhadoras comuns. Já ouviram falar de um cara chamado Franklin Delano Roosevelt?

Tenho de admitir que a relutância do Sr. Sanders em divulgar essas declarações de imposto de renda, além das promessas vagas, quase trumpianas, de que o faria “logo” estavam começando a me preocupar. Será que havia algo realmente ruim nelas? Agora, porém, ao que parece ele só estava sendo bobo.

O Sr. Trump, por outro lado, quase que certamente tem motivos bastante bons para não querer que nós vejamos as declarações de imposto de renda dele; razões boas o suficiente para levá-lo a desafiar a lei. E é exatamente por isso que o interesse público exige a divulgação dessas declarações.