Incêndio na fábrica pode ser uma oportunidade?

Fatalidade fez Vitra criar pólo turístico.

Nos anos 80, a fábrica alemã da Vitra, conceituada grife de móveis de design, sofreu um grave incêndio que a destruiu praticamente inteira.

Ao invés de somente reconstruir o lugar, o presidente Rolf Fehlbaum pensou: “Por que não aproveitar e levar o DNA da empresa, o design, para a arquitetura também?”

Ele convidou então alguns dos mais promissores arquitetos internacionais para projetar os novos edifícios. Nomes como Frank Gehry, Zaha Hadid, Tadao Ando, Nicholas Grimshaw, entre outros. O resultado foi muito além de uma simples fábrica; mas um verdadeiro pólo turístico capaz de atrair gente do mundo inteiro.

As 16 construções tornaram-se um inovador parque arquitetônico capaz de atrair amantes do design de todo o mundo. Anualmente, cerca de 360 mil pessoas visitam o Vitra Campus. Para efeito de comparação, é quase o mesmo número de visitantes do MASP.

Não é inacreditável? Um espaço corporativo, exibindo apenas produtos da marca, recebendo quase a mesma visitação que o mais famoso museu brasileiro?

Pense na poderosa publicidade gratuita (na verdade, remunerada: o passeio custa 18 euros), sem dispersão (público de apurado senso estético) e no aumento de fãs continuamente.

O Campus Vitra é uma ótimo exemplo de oportunidade disfarçada nas fatalidades. Então, lembre-se: em caso de incêndio, chame os bombeiros, e as boas ideias.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s