Sua mente, coração e emoções estão em coerência?!

Luah Galvão fala sobre coerência e traz estudos recentes do Instituto HeartMath sobre a Inteligência do Coração.

Amigo leitor, compartilhamos com você a segunda parte do bate-papo que tivemos sobre “Motivação” com a equipe da Asas Vídeos, que desenvolveu o projeto “Palavra-Chave”. Nessa série, diferentes profissionais abordam os mais variados temas, eu e o Danilo fomos convidados para falar sobre motivação e felicidade

Nesse segundo momento, o foco da conversa foi coerência. Depois do vídeo, gostaria de complementar trazendo mais alguns insights.

Pra começar, acho sempre interessante buscar a origem ou raiz de algumas palavras ou expressões, isso nos ajuda a compreender seu sentido. A origem da palavra “coerência” vem do latim cohaerentia, que significa “conexão” ou “coesão”. A coerência também está associada à relação harmônica.

E quando falamos sobre relação harmônica, podemos envolver a nossa relação com nós mesmos ou com o outro, seja no âmbito pessoal ou profissional. Podemos falar também sobre a relação de uma empresa, organização, associação, etc, com seus clientes e colaboradores. Estar em coerência, pode ser entendido como “estar em paz”, numa harmonia gostosa conquistada por aqueles que alinham por exemplo seu propósito declarado e seu propósito praticado ou, seu discurso e prática. Esse alinhamento aliás, é a maior expressão do termo “Walk the Talk” que cito no vídeo. 

Ampliando o escopo sobre coerência, o Instituto HearthMath – sediado na California, vem estudando cientificamente o estado de coerência e conexão entre nosso cérebro e o coração. Ao longo dos mais de 20 anos de pesquisa, o Instituto vem fazendo descobertas fantásticas. 

De acordo com o HeartMath “Damos o nome de coerência ao estado em que o coração, a mente e as emoções estão em cooperação e alinhamento energético.” 

E falando a respeito dos mais recentes estudos sobre a “Inteligência do Coração”, Gregg Braden – um dos pesquisadores mais atuantes do HeartMath, explica que nossos corações e emoções tem cada vez mais importância em nossas vidas e que o coração não se restringe a ser um órgão que bombeia sangue para o corpo, ele possui inteligência própria: “Há um fluxo de transmissão de informações enviadas não somente do cérebro para o coração, mas também do coração ao cérebro. Quando atingimos um equilíbrio nesta conexão, medido em 0.10 ciclos por segundo, é quando enviamos ótimos sinais entre coração-mente e criamos um estado de coerência. Nesse momento nosso cérebro começa a enviar químicas curativas ao nosso corpo e nosso sistema imunológico se fortalece. Este estado de coerência é alcançado em estados de calma interior. É quando tomamos melhores decisões, temos um melhor discernimento e nos relacionamos melhor com os outros.” – via Cláudia Nascimento do portal Sustentabilidade de Vida.

Sobre esse estado de coerência, a médica e nutróloga Isabela David complementa: “Podemos visualizar isso simplesmente comparando o batimento cardíaco com as ondas cerebrais. Também utilizamos o termo coerência psico-fisiológica quando atingimos esta percepção de pleno bem estar.”

Amarrando agora tudo o que foi dito, para atingirmos essa tão desejada coerência, um dos primeiros exercícios diz respeito a alinhar os impulsos que vem do coração com os comandos da razão. Buscar essa conexão entre esses dois órgãos tão poderosos nos ajuda a ativar a coerência. Esse é um aprendizado que nos faz saber dosar nossas emoções e nossa razão, com a finalidade de atingirmos melhores resultados em nossas ações cotidianas.

Durante muito tempo, pouco ou nenhum crédito foi dado às nossas emoções, o Logos – razão, foi o comandante supremo de nossas ações, o protagonista de escolhas e orientador dos caminhos. Hoje, as pesquisas do Instituto HeartMath mostram que o coração envia mais informações ao cérebro do que vice-versa. 

O coração portanto, deve passar a dividir essa presença com os comandos da nossa razão. Ouvir a famosa “voz do coração” passa a não ser apenas mais uma frase solta no mundo da poesia, passa a fazer parte de nossa inteligência maior e arte de viver. “O coração é mais do que um órgão vital. É o centro dos sentimentos.” diz Babtiste de Pape, autor de “O Poder do Coração”. E emenda “Em todo o mundo, pessoas e organizações já percebem que a qualidade de vida melhora quando todos vivem à luz do coração. Essa nova visão da humanidade torna-se mais natural e autêntica. Isso inclui relacionamentos significativos e sustentáveis com parceiros, amigos e familiares. Nos permitindo explorar nossas potencialidades e encontrar prazer na vida e no trabalho.”

Buscar essa coerência entre nossos centros emocional e mental não é uma simples tarefa, mas talvez seja o melhor exercício para nos manter longe das dispersões e do ruído externo que tanto nos atrapalham em nossas tomadas de decisão. Certamente estaremos mais alinhados, coesos e em estado de harmonia aliando e alinhando esses dois gigantes, até porque para nossa sorte, o gigante coração não está mais adormecido…

(Agradeço à Denise Lagrotta por compartilhar suas descobertas sobre a Inteligência do Coração)

Se você gostou dessa matéria indicamos também:

Quando a palavra-chave é felicidade!

Por Luah Galvão
http://www.luahgalvao.com.br

Idealizadores do Walk and Talk, Luah Galvão e Danilo España deram uma Volta ao Mundo por mais de 2 anos e visitaram 28 países para entender o que Motiva pessoas. Em seguida fizeram o Caminho de Compostela entrevistando peregrinos sobre Superação. Recentemente voltaram da Expedição Perú, onde focaram seu olhar para resiliência. Compartilham suas descobertas através de palestras e workshops por todo o Brasil.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s