Dan Ariely no Brasil

Grande ícone da economia comportamental vem ao Brasil para debater sobre o tema num evento super exclusivo

Um dos caras mais fascinantes da atualidade, Dan Ariely é professor de economia comportamental do MIT, autor best-seller [um dos meus favoritos], palestrante e até produziu um documentário que pode ser assistido no Netflix, (Dis)Honesty – The Truth About Lies

O badalado Ariely vai estar no Brasil no dia 24 de Agosto para um evento super exclusivo – apenas 250 pessoas – na Casa Itaim – SP. É a estréia do TRAVESSIA 2017, evento idealizado pela talentosa Marina Cançado, sócia fundadora da consultoria Flow Brasil e co-fundadora da associação Travessia

A história do professor é bem peculiar. Ele nasceu em Nova York, cresceu em Israel, e aos 17 anos sofreu um terrível acidente. Na época, servia o exército e teve 70% do seu corpo queimado por conta da explosão de um sinalizador. Passou os três anos seguintes no hospital, onde começou a refletir sobre a irracionalidade das atitudes que julgamos racionais. “Quando estive internado, os enfermeiros diziam que a melhor forma de tirar os curativos era rapidamente, um depois do outro”, conta ele. “Porém, eu odiava a dor intensa que essa técnica causava.

Quando recebeu alta, fez um experimento. Foi até uma loja de materiais, comprou uma morsa mecânica e a usou para apertar os dedos das pessoas. E concluiu que a maioria delas preferia um tratamento mais longo, com um grau de dor mais fraca, ou seja, os enfermeiros estavam errados. “Isso me deixou perplexo e comecei a pensar em outras ocasiões que achamos que estamos certos, mas não temos nenhuma base racional para saber se de fato estamos”, acrescentou. 

Desde seu acidente ficou obcecado pelo estudo da irracionalidade e pela comprovação empírica.

Se formou em Psicologia pela Universidade de Tel-Aviv, é ph.D. em negócios pela Universidade de Duke, onde é professor titular. Também ministra aulas no Massachusetts Institute of Technology (MIT) sobre economia comportamental. 

A importância dos estudos comportamentais

A recente evolução e conexão entre economia, psicologia e ciências sociais nos mostra que muitas vezes deixamos de lado um elemento essencial para a efetividade das mudanças individuais e coletivas: a melhor compreensão do comportamento humano. A ciência comportamental oferece uma nova perspectiva sobre como funciona a tomada de decisão e o comportamento humano, e, principalmente, como é possível transformá-lo.

“Dan estuda o comportamento humano. Os erros sistemáticos que cometemos como indivíduos, organizações e Governos por conta da falta de uma melhor compreensão de como o ser humano toma decisões. O professor apresenta os resultados de suas pesquisas de forma clara e objetiva, numa linguagem simples e acessível, de modo que mais pessoas possam aprender sobre o tema e, possivelmente aplicar essas ideias para mudar suas vidas e seus contextos”, explica Marina Cançado.


Conheça os 5 TEDs de Ariely:

Are we in control of our own decisions? (2008 – 4.854.970 visualizações)

Our buggy moral code (2009 – 2.694.129 visualizações)

Beware conflicts of interest (2011 – 1.045.817 visualizações)

What makes us feel good about our work? (2013 – 5.252.867 visualizações)

How equal do we want the world to be? You’d be surprised (2015 – 1.692.040 visualizações)


Dan Ariely é autor de 6 livros sensacionais, dentre os quais 3 foram traduzidos para o português:  Previsivelmente Irracional (2009), Positivamente Irracional (2010), A Mais Pura Verdade Sobre a Desonestidade (2012). Leitura recomendadíssima!

Mais sobre o evento

Quando? 24 de Agosto.

Onde? Casa Itaim – SP.

Line Up de palestrantes: Dan Ariely, Francisco Gaetani (Escola Nacional de Administração Pública), Marina Cançado (Flow Brasil e Travessia), Vera Rita de Mello Ferreira (especialista em psicologia econômica e psicanálise), Caroline Paranayba (Ministério do Desenvolvimento Social), Claudia Forte (Associação de Educação Financeira do Brasil), Flavia Ávila (professora de finanças comportamentais), entre outros.

Duração: 8:30am-5pm.

Investimento: R$ 690,00.

Almoço e coffee break inclusos.

Tradução simultânea disponível.

Atenção: poucas vagas disponíveis. Se quiser participar, seja rápido(a) no gatilho.

Estou contando os segundos para conhecer o Dan Ariely pessoalmente.

Nos vemos lá!

Gostou do conteúdo? Cadastre-se aqui para ser avisado quando publicarmos um novo artigo. 

Sugestão de temas, perguntas ou comentários podem ser enviados através do espaço abaixo.

Cláudia Augelli

Leia também:

Os melhores eventos de negócios e empreendedorismo de 2016

O treinamento Guerrilla Business Intensive (do T. Harv Eker) vale a pena?

Ricardo Geromel, o especialista em bilionários da Forbes ou O legado dos bilionários

Oportunidades da economia digital ou Como Conrado Adolpho fez R$ 1 milhão em 10 dias

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s