O que explica o fenômeno Bolsonaro?

Como lidar com o fenômeno de milhares de fãs que o seguem e de seus bons números nas pesquisas de opinião

Os processos que correm contra o deputado Jair Bolsonaro, e que podem tirá-lo da corrida presidencial, parecem mais um arremedo inventado por seus desafetos. Claro que foi com a cooperação dele: 11 anos (!) depois de ter sido chamado de estuprador pela deputada Maria do Rosário (isso sim, possivelmente um crime), ele respondeu a ela em 2014, dizendo que ela não merecia ser estuprada (subentendido aí um comentário depreciativo à beleza dela). Podemos lamentar a boçalidade da ofensa, ainda mais no plenário do Câmara, mas tirar daí algum tipo de apologia ao estupro é absurdo.

Querem tirar Bolsonaro na tecnicalidade, por um crime fictício e sem vítima (diferente, por exemplo, de propinas que desviam recursos e realmente prejudicam a sociedade), talvez por não saberem como lidar com ele. Como lidar com o fenômeno de milhares de fãs que o seguem e de seus bons números nas pesquisas de opinião. É muito cedo para fazer qualquer previsão, e é bem provável que, aparecendo o nome forte e sério da direita para derrotar Lula, o balão de ar da candidatura Bolsonaro murche. Ele também deve saber que uma vitória presidencial é improvável, e deve considerar seriamente se não seria melhor garantir a vaga de Deputado e desistir da corrida no Executivo. Seja como for, o resultado dele até agora é surpreendente.

Eu considero Bolsonaro, em termos pessoais, uma das piores opções imagináveis para ocupar a presidência. Não tem nenhum conhecimento relevante, seus discursos são pura demagogia, ele apela a desejos violentos do eleitorado, é leniente com violência contra homossexuais, seu jeito errático não inspira nenhuma confiança, sua carreira na Câmara (26 anos) é – desconsiderados os showzinhos de boçalidade – desprovida de qualquer realização.

Dito isso, ficar indignado ou horrorizado ante o fenômeno Bolsonaro é a pior reação possível. Primeiro porque isso o beneficia; ele ganha votos em chocar as sensibilidades, isso é parte de seu apelo. E segundo porque esse escândalo, essa tentativa de se mostrar moralmente superior a Bolsonaro ou seus eleitores, impede o tipo de comunicação frutífera que pode mostrar, com bons motivos, que ele é uma má opção.

Acredito que o sucesso atual de Bolsonaro venha de duas fontes. A primeira é a reação ao politicamente correto e ao feminismo. É incrível o número de jovens do ensino médio que, cansados com o policiamento do pensar e do falar, do uso hipócrita e falacioso de supostas “lutas” de minorias para justificar qualquer cretinice, veem no Bolsonaro um herói de sua resistência pessoal. Cada grosseria colegial dita pelo Bolsonaro é uma desforra pelos pequenos silenciamentos pelos quais o jovem médio passa no dia a dia. Associar-se a ele é ter uma resposta à altura, um modo de se autoafirmar. Talvez isso explique as festas de aniversário e até casamentos que têm Bolsonaro como tema (sim…).

Trocar a eficácia política e seriedade na busca de soluções por esse tipo de representação simbólica é um dos vícios da nossa época. A resposta a isso é a seriedade pessoal. Mostrar que política não é – nem deveria ser – esse teatro adolescente, mas que pede, ao contrário, temperamentos adultos, maduros, capazes de fazer o trabalho sério que os problemas do Brasil precisam. “Mitar” e “lacrar” nas redes pode ser gostoso; mas ter um país que funcione é muito melhor.

O segundo motivo é mais direto: segurança pública. Brasileiros de todas as classes sociais estão – com razão – sentindo medo de sair às ruas. A violência é onipresente e o crime parece compensar. Educação, oportunidades econômicas e intervenções urbanas (como mais iluminação) podem ter um papel para reduzir a criminalidade, mas nada pode substituir o trabalho essencial da polícia e da Justiça: pegar criminosos e puni-los. Enquanto nenhum candidato sério falar desses temas sem medo – propor caminhos para, por exemplo, aumentar a taxa de resolução de homicídios, que hoje está em menos 5% –, votos continuarão a ir para soluções demagógicas e indiscriminadamente violentas que, ademais, não funcionam.

Polícia que executa suspeitos, justiçamentos populares, nada disso tem lugar numa sociedade civilizada. Mas uma população acuada pelo crime irá celebrar a vingança contra criminosos (ou supostos criminosos) enquanto não tiver soluções concretas para a segurança pública. Mais importante do que leis draconianas para acabar com a vida de criminosos condenados é implementar políticas que de fato aumentem as condenações.

A eleição ainda está distante e há muito tempo para Bolsonaro se esvaziar. Isso só acontecerá, contudo, se as alternativas a ele entenderem e lidarem com os motivos compreensíveis que alimentam seu atual sucesso.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Cultura Brasileira

    Meu voto é dele

  2. Cleiton SLencino

    Caro colunista….qual seu conselho?…votar em um candidato q seja estudado, educado e q saiba como cuidar do dinheiro publico?…estamos cheio desses e nossa economia esta um caos…hora de mudanca…o trump do Brasil ta xegando….bolsonaro 2018

  3. Explico: Os ultimos 30 anos foram doninados por politicas publicas e ideologias de esquerda. Resultado é nitido. 14 milhoes de desempregados, 60 mil mortes ano. Brasil quebrado. Bolsonaro representa justamente o oposto a toda essa esculhambação. Unico capaz de levar o pais para a DIREITA. Alem de ficha limpa, militar e tradicao Ocidental Cristã. Mais alguma coisa ?

  4. Jonas Pessoa

    LULA PRESIDENTE 2018

  5. José Campos

    Tudo que eu queria saber é “o conhecimento relevante do Lula”.

  6. Ricardo David

    Cita o nome dos últimos presidentes sr colunista, qual deles falamos com orgulho? Só bla, bla, para denegrir a imagem do único candidato que pensa como o povo, o congresso deve me representar, sou contra aborto, drogas, bandido deve esta na cadeia, o professor deve ser respeitado, devemos valorizar as riquezas minerais, da liberdade para
    livre comercial, escola deve ensina matemática, educação sexual e responsabilidade da família, não se pode fazer das estatais uma prostituta, honestidade é a base de tudo, estamos cansados da maneira como os políticos fazem política, voto é do Bolsonaro.

  7. renato rocha

    Caro colunista, eu sempre fui um esquerdista radical devoto de todas as teorias marxistas e esperanso que esses políticos que ao longo desses trinta anos de democracia em nosso país realmente fosse resolver com cinceridade os problemas econômicos e sociais do nosso Brasil. No entanto, mim enganei com essas falas bonitas e discursos demagogos de paz e amor. Mim cancei de tanta hiprocresia, Agora só votarei em políticos que realmente mostre quem é sem máscaras e hoje pode candidatar o papa pois o meu voto é de Bolsonaro.

  8. BOLSONARO NELES…E NELAS!

  9. eduardo spindola

    Eu e minha família somos Jair Messias Bolsonaro 2018! ” Aumentar taxa de resolução de homicídios” blá blá blá blá…

  10. Maybe Jardel

    É arcaico? É boçal? É grosso (“hum fiquei chatiadinho”), mas é é o que temos de melhor, então Bolsonaro neles!!!! Vcs ” intekituais” nunca mostram a solução apenas a crítica, assim fica fácil

  11. Jorge Pietranera

    Excluido Bolsonaro qual opção resta? Todos estão com a fichas sujas e na Lavajato. Voto nele!

  12. jorge anderson

    Esse colunista com certeza é esquerdista, apesar dele ser economista entre outros títulos pífios quer claramente em sua matéria induzir o povo ao erro rs…
    Infelizmente é o que vemos muito hoje, vários pseudo intelectuais tentando induzir a população ao erro mais uma vez!
    Chega de mimimi…. #BOLSONARO2018 Neles!!!!

  13. E qual a sua opinião, já que deu sobre o Bolsonaro, sobre o Lula?
    APEDEUTA foi presidente. Anta terrorista que roubou, jogou bombas etc…foi presidente (o digníssimo jornalista sabia disso? ) porquê o Bolsonaro não pode ser? Por causa de suas convicções ? Você é Democrata ? Ou é Socialista, Comunista ?

  14. Rodrigo Pego

    Um recado para o colunista:até 2018,vc irá agir como um vigarista, criar FAKE News, vai desinformar ao máximo que puder.

  15. Essa estratégia de tentar desqualificar a candidatura do Bolsonaro, denegrindo sua imagem, não vai funcionar. Admito que o PT e seus aliados doutrinaram e aparelhado muito bem as universidades e órgãos de imprensa com recursos públicos roubados, fruto de corrupção, para se perpetuar no poder, mas a o povo brasileiro está acordando e não admite mais tanta esculhambção em nosso país. Outra coisa, não sou “fã” do Bolsonaro. Meu voto já é dele porque sua formação, caráter e propostas para endireitar o Brasil são tudo que considero o melhor para a Nação brasileira.
    Bolsonaro 2018!🇧🇷

  16. Alberto Lopes Lapolli

    Verdade

  17. Toni Vasconcelos

    Mais um militonto tentando desqualificar o Bolsonaro. Fora esquerda! Bolsonaro 2018.

  18. Alberto Lopes Lapolli

    Ele representa o ultimo Tiro.A ultima Bala..já colocamos tantos que só nos envergonharam porque então não tentar mais uma vez..Alias o Lula só foi Presidente justamente por isso naquele tempo o Povo estava tão desconsolado como agora e votou no Lula e deu no que deu..Ns verdade os partidos estão mudando os Homens e isso é muito danoso ao Pais..

  19. Lucas Rodrigues de Freitas

    Pq vcs não escrevem sobre os crimes cometidos pela organização comunista no governo do Brilhante Coronel Ustra?

  20. Mario Pagliarini

    Foi mexer com o Mito, tomou na cara. Ninguém compactua com tua opinião. Pede para sair !

  21. edson rossim

    Balance o galho Bolsonaro, vamos ajudar catar as frutas.

  22. Israel de farias

    Infelizmente existem pessoas iguais a porcos vc limpa e ela se suja de novo,votar em lula é retornar ao xiqueiro e se sujar. #Bolsonaro2018

  23. Pra todos verem que nem todos colunistas são bem informados. Ele fala mal de Bolsonaro mas não aponta um candidato que não seja corrupto. Bolsonaro não é corrupto isso é fato, relatado por todo judiciário e nunca foi indiciado em todo mandato por corrupção. O ideal pra esse colunista partidário é toda população votar em corruptos e continuar o povo sem saúde, com educação abaixo da média mundial e a segurança um caos devido a roubalheira desse câncer que é a corrupção.

  24. SoMmOrRo Bastos

    O quê se pode esperar de um filósofo formado pela USP que sonha com Cuba e Fidel mais não tem culhões para ir lá viver seu sonho utópico e demagogo. Afinal, os Iphones e os restaurantes chiques estão aqui nas terras tupiniquins, não é verdade?
    #Bolsonaro2018

  25. Marina Oliveira

    Mais uma tentativa de “,Assassinato de Reputações”? Pode JAIR se acostumando…#BOLSONARO2018

  26. Doglas Gomes Silva

    Caro Joel Pinheiro da Fonseca vc só pode está de brincadeira com essa matéria. Dizer que o país não precisa de alguém como o bolsonaro. Se vc escrever um artigo indicando 1 nome de candidato honesto que valha a pena votar. Vc dizer que uma sociedade civilizada não pode punir bandidos vc ta de brincadeira. É pq vc talvez nunca foi assaltado né, talvez nunca colocaram um fuzil na sua cabeça enquanto vc está vindo do trabalho, talvez nenhum membro da sua família foi assassinado por conta de um celular, pq no dia que acontecer isso com vc aí sim vc vai querer que seja punidos todos que fizeram isso com vc. Vc fala que o bolsonaro não tem conhecimento de economia e que o país não vai funcionar com ele, me diz aí quando foi que o Brasil funcionou? Me diz que conhecimento de economia que a Dilma ou o Lula tem? Creio que vc não tenha resposta pra isso então SIM PRECISAMOS DE UM PRESIDENTE COMO O BOLSONARO.

  27. Luciano Cunha

    “Trocar a eficácia política e seriedade”, trocar essa politica ai por Bolsonaro, certeza!

  28. Ricardo Mattos

    Primeiro que o Bolsonaro não possui fãs, ele possui ELEITORES.
    Segundo na última eleição ele foi eleito com 464 mil votos, no Rio de Janeiro. Que demonstra que a população confia na capacidade dele.
    Terceiro queremos Bolsonaro presidente, não pq ele é “mito”, mas sim pq cansamos de eleger sempre o mais do mesmo, queremos mudança s, mudanças que atualmente APENAS o Bolsonaro pode proporcionar.

  29. Sandro Lopes

    Bom texto, só não percebi, já que falou de propostas para segurança, transportes, educação, corrupção etc, alternativa de candidatos. Sabes que elegemos Collor por estarmos cansados da situação anterior à ele e, a pergunta que não quer calar: Eleger alguém do PT, PSDB, PMDB, PP, SD, PSOL, DEM (falido PFL) e demais ou uma ‘coligação entre quaisquer deles’ seria solução ?

  30. Edson Luiz binsfeld

    Bolsonaro 2018 para presidente ninguem tira nao
    E devoluçao dos bilhões desviados aos cofres públicos

  31. Matheus Scheidegger

    Que matéria ruim, completamente parcial, parece mais um desabafo no Facebook. Argumentos vazios e sem lógica, parece mais uma tentativa homicida para jogar o máximo de pessoas contra o Bolsonaro.

  32. Ricardo Mattos

    Sem contar o meu, li 29 comentários, e nenhum favorável a sua opinião.
    Aí fica as questões: será que a imprensa ou formadores de opinião da atualidade são realmente imparciais? Será que quem atua na mídia vive a mesma vida, a mesma realidade da população “comum”?

  33. São esses tipos de “jornalistas” que me fazem ter ânsia de vomitar, pra eles quem é preparado é um semi analfabeto ou então uma terrorista, assaltante de banco, aí sim ele apóia. A moda é bater no Bolsonaro, meus caros pseudo jornalistas quanto mais vocês batem , mais vcs estigam aqueles que não conhecem a pesquisar sobre ele , e aí obviamente a pessoa pensa e passa ser “Bolsominion, bolsonete” ou seja lá o nome que vcs gostam.

  34. Maybe Jardel

    Disse rudo, chega de hipocrisia

  35. Breno Nascimento

    O país não precisa de um pseudo intelectual igual vc , precisamos de intelectuais comprometidos com a uma análise realista da sintuação , já temos falsos e mentirosos de mais em nossa nação , suas idéias não são as ideias do povo o povo quer mudança , que alguém que represente sua voz .
    #Bolsonaro2018

  36. Rogerio Vasconcelos

    Realmente tenho que concordar com sr. Joel Pinheiro da Fonseca, e seguir sempre pela contramão das opiniões de jornalistas e jornais, que deixaram a sua função de apenas informar, noticiar, e se comprometer com a verdade dos fatos…, Na qual passaram a ser partidários, ideológicos, manipuladores e etc…
    Sabe sr. Joel fomos considerados o terceiro país mais idiotizado do mundo, sabe por quê? Por causa da falta de compromisso e responsabilidade dos meios de comunicação, pois a força é o poder da comunicação deveria comprometer-se com uma sociedade mais esclarecida e servir de contraponto com aqueles que é igual ao sr. distorcem a verdade e de alguma forma tenta manipular as massas! Desculpe a minha opinião! Mas é o que eu penso!
    A mídia está corrompida!
    Mentiram desde o período Militar!
    Mentiram e omitiram a verdade!
    Enalteceram o regime civil, que desde José Sarney até hoje é um desastre…
    Fomos enganados, saqueados, humilhados, roubados, vemos o nossos direitos tolhidos com Reformas, altos preços de combustíveis, a saúde falida, segurança um Caos ( Graças a políticas Socialistas, Direitos Humanos, ECA o nós e eles)
    Planos econômicos elaborado por especialistas, opiniões midiáticos sensacionalismos etc..
    Resumindo 32 anos de péssima administração! É vcs o que fizeram? Nada! Já está mais do que provado que o sistema Socialista, o Comunismo é sinônimo de falência!
    O Brasil precisa realmente acordar, como está acordando!
    1° A sociedade reconheceu que a mídia não é a favor do povo, que ela é manipuladora, distorcem a verdade, é partidária e ideológica, Socialista!
    2° Que antes era DITADURA MILITAR, não era ditadura e sim REGIME MILITAR…, DITADURA É O QUE VIVEMOS HOJE! Imposto pela Mídia com opiniões, Política!
    3° Hoje a nossa sociedade escolhe e tem acesso as informações diversificadas e interage e tem maior interação…( A sociedade busca e filtra as informações, resumindo ela não está mais presa a um tipo de fonte, então o acesso as informações são maiores)
    E com isso sr. Joel, o povo escolhe o Bolsonaro Presidente para 2018!
    O povo já cansou de ser idiotizado por opiniões e comentários dialéticos, e de transloucados de colunistas que inssite ainda em abordar o povo como ignorante!
    E digo e afirmo que se um jornal ou emissora apoiar essa nova tendência, será a que se destacará e crescerá!
    O Fenômeno Bolsonaro cresce sabe por quê? O Brasileiro está de saco cheio do politicamente correto!
    QUEREMOS a verdade como verdade! E não uma dialética!
    Acreditamos que se Jair Messias Bolsonaro for Presidente do Brasil, será um crescimento muito grande em todas as áreas!

  37. Maybe Jardel

    Entenda, caro jornalista, a queremos o Bolsonaro propriamente dito, na verdade não queremos mais comunista no poder! E o único com chances pra isso e ele, nao é sera um voto à num homem e sim a uma ideólogia, Não idolatramos homrns mas sim a Deus e ao Brasil.

  38. Diário de Bordo César do Brasil

    Kkkk… Seus medíocres!!!! Vão ter q engolir a fúria de Deus e do povo

  39. Rafael Santos Pereira

    Quando eu abri essa matéria pensei que a mesma fosse redigida e também pensada por uma pessoa com conhecimento das diferentes formas de se viver em nosso país, muitos de vocês, colunistas, não sabem o que é se matar de trabalhar para sobreviver, adiantou alguma coisa o PT ter elevado tanto o salário mínimo, pra eles sim, pq assim não soh roubam mais de quem vinham roubando a muito tempo como também abrem margem para aqueles mais pobres terem uma vida melhor pra também roubar, vc é um idiota pois está cego e com bolso cheio da grana e tambem sendo roubado, extorquido, chega dessa merda em nosso país, bolsonaro2018 com toda certeza, ele pode não ter planos pra educação saúde mas pros ladrões e estrupadores que são o maior câncer em nosso país ele tem. De que adianta uma pessoa se matar de estudar se formar e numa volta pra casa e tomar um tiro na cara por um celular?
    Bolsonaro2018…

  40. Leandro Souza

    Esse me representa e toda minha família é #BolsonaroPresidente2018

  41. Leandro Souza

    Bolsonaro neles

  42. Marcus Douglas

    Olá bom dia …é um absurdo saber que tem pessoas hipócritas que falam em votar no Lula para presidente em 2018…como tem pessoas que não levam o país a sério …é por isso que sempre falo ..o brasileiro tem oque merece ..povinho burro que não sabem votar …falo com orgulho e todo meu respeito por essa pessoa que vai mudar nosso país …JAIR BOLSONARO. O grande pesadelo desses líderes de facções que estão no poder ….bolsonaro entra e arrebenta !!!

  43. Elivelton Araujo

    Pare de escrever senhor colunista,
    O senhor está bêbado….
    O pessoal dos comentários abaixo tem mais embasamento no que diz do que o senhor ..

  44. Pedro PERITO CRIMINAL

    Foi o melhor……..

  45. Elivelton Araujo

    Kkkkkkkkk rir demais…

  46. Homicida não, suicida.

  47. Joao Paulo Magalhães

    Mal escrito por um esquerdopata incompetente e desconhecido. Um lixo.

  48. Ricardo Moreira

    Quanto mais se aproxima das eleições presidenciais mais tentam difamar o presidente que será eleito em pelo povo brasileiro em 2018. Jair Bolsonaro .

  49. Luciano Bernardi

    Falou tudo Doglas por isso o Brasil está desse jeito com pessoas como esse colunista não quer ver a verdade na frente dos olhos

  50. Christian Chris

    Velho para de ser otario vai votar em um ladrão?vai se ferrar otario

  51. Juliano Silva

    Caros leitores dos comentários.
    Quero parabenizar ao caro escritor por ter dado ao Bolsonaro a oportunidade de se fortalecer cada dia mais. Por que ao dar esse espaço aqui nos comentários, vemos como cresce o número de eleitores conscientes buscando se informar e confirmar a cada dia mais seu voto em BOLSONARO 2018.
    Como me alegro em ler esse tipo de matéria. ..o povo está acordando. …
    Força Capitão. .nos estamos com vc.

  52. Boa análise.

  53. wanderson gordinho

    É muita sacanagem virem agora com essa de que fica a parecer que o Bolsonaro e contra tudo e todos, na verdade é, que ela seja dita. Bolsonaro é bem simples de entender, ele só bate de frente com tudo que fere a DEUS, NOSSA PÁTRIA E A FAMÍLIA BRASILIA. O negócio é que Bolsonaro quer a verdadeira justiça seja feita em defesa da população. Chega dessa corja de corruptos de esquerda que só ferram com nossa nação e com a população. E em relação ao homossexualismo: NÃO QUEIRAM IMPOR ISSO AS NOSSAS FAMÍLIAS, pois nossos filhos não tem que participar disso. Que sejam felizes mas dentro de suas limitações e dentro da lei e não em nossas escolas e dentro de nossos larea! BOLSONARO PRESIDENTE!

  54. Leonardo Machado

    Caro colunista, vou te ajudar a entender o que explica o Bolsonaro: ele simplesmente representa o pensamento da GRANDE MAIORIA da população. Sim ele representa a grande maioria da população! Acontece que é a maioria silenciosa, que não tem os microfones e os flashes das mídias tradicionais ( também conhecida como FakeNews)! Felizmente temos às redes sociais para mostrar o que realmente está acontecendo!

  55. F Mauricio Ramos

    Ainda não decidi meu voto em 2018, mas prefiro alguém que fale claramente o que pensa do que um Lula, por exemplo, que por trás das câmeras diz que Pelotas é polo exportador de viados ou conclama as mulheres de “gre.lo duro” do PT. Desse tipo de gente, politicamente correta, chata e falsa, o Brasil não precisa mais.

  56. Cassio Andrade

    Chora mais meu filho!!! Que 2018 é bolsonaro no rabinho esquerdista de vcs!!!

  57. Anderson Pires

    É triste saber que a ABRIL ATRAVÉS DA EXAME TAMBEM ESTÁ ACEITANDO QUE PSEUDOS INTELECTUAIS ESCREVAM OPINIÕES PESSOAIS COMO VERDADS ABSOLUTA TENTANDO FORMA E OPINIÕES COM ARGUMEBTOS “BARATOS” E PARTIDÁRIOS…. MAS NÃO ADIANTA SE ESPERNAR PORQUE SE EM 2018 AS ELEIÇÕES MANTEREM O VOTO IMPRESSO, DESSA VEZ A VOZ DO POVO SERÁ OUVIDA. ..QUE VENHA 2018…

  58. Francisco Martins dos Santos Júnior

    É impressionante como tem gente da mídia que quer por quer distorcer ou até mesmo difamar o Bolsonaro no desespero para que o povo não o eleja presidente… o pior disso é que o povo da classe mais baixa que quando tem acesso é muito limitado as redes sociais (onde se pode ver a verdade), logo eles ficam a merce da Globo, Band, SBT e Record… onde fazem questão de manipular o povo para que atinjam seus interesses espúrios afim de ganharem dinheiro como sempre ganharam muito do governo… dinheiro esse que nós brasileiros pagamos através do impostos abusivos… muito dificilmente acharemos um colunistas que vá falar a verdade em relação ao Bolsonaro… até por que os donos das revistas e outras mídias nunca permitiram e se permitirem perderam o milhões que o governo atual passa através de contratos para propagandas do governo… portanto vão se f… todos esses manipuladores fdp egoístas que só pensam neles e não do Brasil e seu povo!!!!

  59. Teurene Ferreira

    Só tenho uma coisa a declarar depois de ter perdido o meu tempo lendo esse artigo . Faço campanha de graça, meu voto é dele e podem dizer o que quiserem, pois os apoiadores do Bolsonaro agradecem a todos que tentam denegrir sua imagem e com isso só conseguem cada vez mais aumentar o número de ” FÃS” que passam a marchar junto com ele rumo a cadeira presidencial em 2018. Está se aproximando e com isso o desespero daqueles que vão ter que engolir limites e aprenderem a ter disciplina. Coisa que depois do regime militar, perdeu se nesse país. A moral e os bons costumes vão voltar sim e é melhor ” JAIR” se acostumando.😎😎😎 Bolsonaro presidente!!!👊👊👊👊

  60. Adriana Santos

    COMO COLUNISTA VOCE DEVERIA SER MENOS TENDENCIOSO CONTRA O BOLSONARO, EXPOR SOBRE O TEMA DE MANEIRA CLARA E IMPARCIAL. MEU REPUDIO AS SUAS FALACIAS.
    BOLSONARO 2018 !!!!

  61. Adriana Santos

    E OS CULTOS E PREPARADOS QUE NADA FIZERAM ALEM DE SERM CONIVENTES COM A CORRUPCAO ????

  62. robson santos

    Antes de emitir um comentário preconceituoso contra Bolsonaro e chamar o mito de despreparado, prefiro ele a anta da Dilma ou o bandido do Lula ou Temer. MITO 2018

  63. thiago ferreira

    Engraçado! O lula e analfabeto e foi presidente! É pq o Bolsonaro não pode?

  64. Naelson Tedana

    Que bom que é seu ponto de cista,porem vc esquece que nos últimos tempos de Brasil o improvável e o impossível tem acontecido com frequência ou estou enganado?

  65. diego sgulmero

    Triste um matéria tão tendenciosa assim num site de uma revista tão boa. O discurso dele não é demagógico, sempre foi esse, defender leis mais rígidas e maior ação firme da polícia que sempre tida como vilã da historia, e que candidato vai vir da “direita”??? PSDB nunca foi nem será direita, e que outro partido ou movimento realmente é de direita?? Nenhum

  66. Romulo Penha

    Eu sempre gostei da revista Exame, mais to perdendo essa admiração quando voces colocam materias tedenciosas como essa isso é sua opinião pessoal seu imbecil, acho que a revista não te paga pra isso, quem desse ladrões que estão ai voce acha que é melhor que Bolssonaro? Qual deles fizeram alguma coisa pelo pais? Ao não ser por nos colocar nesse atoleiro, alem de enriqueceire as nossas custas e rirem da nossa cara. Lula? Alckimin? Aècio? A não ser que voces tenham a solução não tire a esperança de milhões de pessoas com suas informações que só denigrem a imagem do cara. Quero ver sua cara quando for entrevistar o presidente Bolssonaro. E suas perguntas tendenciosas a resposta que vai levar.

  67. Mim não conjuga verbo.

  68. Luiz Eduardo Cardoso

    Essa foi a pior e mais suja matéria q já li sobre o deputado Bolsonaro…
    Lamentável a Veja permitir uma publicação tão covarde e mentirosa.

  69. Grazy S. BOLSONARO 2018

    Confesso q só li o começo da reportagem, parei qndo vi q dizem q falar a verdade agora virou apelação…. Repórteres medíocres, comprados pela esquerda, deviam se envergonhar em levantar tanta calúnia! Patéticos!
    Ah, melhor Jair se acostumando….
    #somostodosbolsonaro🇧🇷

  70. Marcelo Silva

    QUAL EFICÁCIA POLÍTICA E SERIEDADE QUE ESSE COLUNISTA VIU NESSE PAÍS TÁ DE SACANAGEM

  71. João Celio Timboni

    Como comentarista político é um lixo e como professor de Filosofia da USP deve ser um zero a esquerda. É impressionante como surgem formadores de opinião desagregadores no Brasil.

  72. Luiz Eduardo Cardoso

    Lamentável matéria… A esquerda está apavorada…kkkk

  73. João Celio Timboni

    Concordo com você Douglas, falou do Bolsonaro mas não citou a corrupção generalizada cometida pela esquerda burguesa.

  74. José Humberto da Costa Bastos

    Votar no Bolsonaro por falta de opção não e argumento válido, nós Brasileiros temos o dever e a obrigação de sermos mais criteriosos, e pra deixar claro se as eleições fossem amanhã e apresentassem o cenário que hj vejo meu voto seria dele, mas não existem heróis, e a ficção nos ensina que existirem seriam tão bons em salvar vidas como em decepcionar seus fãs, Bolsonaro pode ser o melhor ou o pior dos presidentes caso seja eleito, me lembro que Lula se elegeu pela primeira vez como presidente em cenário como esse, de descrédito da população com o governo ( vale salientar que não comparo Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, e sim situação de mito, herói, e salvador que ambos tem em comum ) , por isso devemos acompanhar e pesquisar em quem votar, demasiadamente, sem partidarismo, sem ilusões, em busca do bem geral, social, e não egocentrismo, precisamos ter mais amor a pátria, e se Bolsonaro for eleito em 2018, ele tem que ser cobrado assim como qualquer outro, não quero um mito, não quero um herói, quero um presidente que faça seu trabalho para o bem do país.

  75. Jonatas Queiroz

    É BOLSONARO 2018, DOA A QUEM DOER!!! A BANDIDAGEM, A ESQUERDA E OS COMUNISTAS TREMEM DE MEDO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  76. Helloiiza Silvaa

    Eu com 14 anos entendo que esse sujeito falando mal de Bolsonaro pensando em atrapalhar e mudar o pensamento dos leigos.E um idiota contumas kkkkk que deve viver com.um bom salário para denegrir um homem de bem. Esse idiota Deve tá sofrendo da síndrome do anel queimado. Ou ta com cãibra no cu, quando fala de Bolsonaro. Vai trabalhar vadio.

  77. Helloiiza Silvaa

    É queimador esse sujeito

  78. Patrick Thamber

    Não consigo entender como uma revista tão inspiradora e formadora de opinião no Brasil consegue permitir uma matéria tão tendenciosa e preconceituosa. Mas o ápice destas linhas de desinteligência é a afirmação que Bolsonaro não está preparado para governar o Brasil quando já fomos governados por semi analfabetos.

  79. Adrielly de Matos Carvalho

    Ja podem fazer-nos o favor de não deixar mais esse sem noção publicar nem um ” bom dia”. Desculpem a expressão, mas essa foi a matéria mais pobre e imbecil que li esse ano e nos últimos 25. Onde a gente aperta pra “desler” isso que a gente acabou de ler? Quando eu li “Professor de Filosofia da USP” ( e que me desculpem os professores com cerebro da USP, e que me perdoem os de Filosofia com cerebro) já pensei: la vem. Vai destilar seu veneno esquedista. Olha, professor, querido, te dar um conselho aqui pra acalmar esse seu desespero nítido: melhor Jair se acostumando, meu bem😘😘😘 Nao tem nada pra fichas suja em 2018 não. #Bolsonaro2018

  80. Robson Pazeamor233

    Rapaz voce deveria tomar vergonha nessa sua cara. Fica digitandl merda para os outros lerem? Nao sabe nada de politica deve estar recebendo uma boa grana pra postar um lixo de palavras sem sentido. Se coloque se no seu lugar comunista hipocrita.

  81. Robson Pazeamor233

    Esse cara e um idiota

  82. Luís Otávio Matta

    Infi

  83. Nada explica, ele não é um fenômeno, só é mas um profissional da política falando o que os eleitores querem ouvir.

  84. macmilencruz jesus cruz

    Cara vc como colunista perdeu mais um leitor cara hipócrita crítico sem base sem fundamentos .

  85. O Bolsonaro, hoje, representa o oposto do que esse jornalista comentou de forma manipuladora. O mito nunca foi demagogo, ao contrário, sua autenticidade assusta alguns eleitores que preferem não aceitar algumas colocações do futuro presidente. Politicamente, sua sinceridade se torna um problema para quem almeja o maior cargo político do País. Muito tendenciosa esta reportagem.

  86. Bruno Albano

    Sr Joel, pega teu mestrado em filosofia e joga no lixo! Essa matéria foi teu TCC de imbecilidade. A esquerda falante teve 13 anos de oportunidades para construirem uma imponente nação, porem, preferiram fazer aquilo que sabem de melhor, serem canalhas. #BOLSONAROPRESIDENTE

  87. É melhor mudar o nome para VEXAME

  88. Bruno Albano

    Sugiro para os assinantes das revistas brasileiras que repudiem matérias como essas e CANCELEM as assinaturas.

  89. Edson Abu'Chaim Marques Figueira

    Ainda bem, senhor Joel Pinheiro, que o senhor deixou bem claro que o texto reflete apenas sua opinião a respeito do Sr. Jair Messias Bolsonaro, que, com todo respeito, é igual a minha, sem peso nenhum, diante do tamanho desse nosso Brasil.
    Bolsonaro 2018!

  90. Gabriel Carvalho

    É inprencionante até hoje n vi nenhuma matéria que fale bem de fato do Bolsonaro , vocês da impressa só sabe falar mal dele.Porque vocês não fazem uma matéria falando sobre os projetos dele . Bolsonaro 2018 100÷.

  91. Leonel Teixeira

    Joel Pinheiro da Fonseca , se o Luladrao entrar na água até a cintura vc vai morrer afogado, é por causa de imbecis como vc que o país está desse jeito!
    É melhor JAIR se acostumando…
    Kkkkkkkkkkkkkk

  92. Leandro Bastiani

    Joziel pinheiro, a impressão que dá é de que tenha algum medo de lidar com Bonsonaro presidente, por que dizer que ele não tem conhecimento relevante chega ser ridículo, para um país que teve uma anta como presidente, que diga por sinal o Sr Pinheiro deve ter votado na quilo.

  93. meire carvalho

    Até o momento todos os candidatos estão até o tampão envolvidos em corrupção. Partidos políticos que são quartéis ou melhor o QG da corrupção. Muitos vieram com planos de economia, tudo decorado e estamos assistindo o resultado. Por que não dar oportunidade ao cara(Bolsonaro)?
    Ah por que ele foi militar, por que não aprovou não sei quantos projetos. Por isso voto nele à muitos anos, pois não está de complicada com a banda podre dos partidos e políticos. Chega das mesmas caras e do mesmo roteiro dos partidos corruptos. Se vários meios de comunicação estão fazendo matéria sobre Bolsonaro. Contra” e sinal de que estou no caminho certo. Bom se o STF não inventar algo para tira_lo da disputa em 2018.
    É melhor vocês Jair se acostumando…
    #Aceita que dou menos!!

  94. meire carvalho

    Por que não faz parte.
    $$$$$$$$$

  95. Elijah Souza

    A matéria feita pela revista exame me parece que o colunista ou seja quem for, não está entendendo que o Brasil está de saco de cheio de tantos bandidos em Brasília?
    A diferença é que Bolsonaro Fala o que tem que ser dito na CARA, não finge ser o que não é.
    Fala que Bolsonaro não tem experiência na presidência, ai eu pergunto;
    O Lula e a Dilma tinham? Dois nalfabetos que recebiam informações dos governos comunistas vizinhos como Colômbia, dizendo como comandar o Brasil.
    Afundaram o Brasil, faço parte do legado deixado por este partido do cão PT, 14 milhões de desempregados.

  96. Uai , vcs não acham bonito ser sincero ? Então, qualquer pessoa que pensa um pouquinho , sendo sincera, dirá que Bolsonaro é a pior opção. Um cara que não consegue aprovar um projeto nem falar sobre economia melhor que um estudante de ensino médio. Querem o que dele ? Bolsonaro seria engraçado num reality show como a Fazenda , mas presidência da república é coisa séria, não é ficar criando polêmica pra otários aplaudirem e compartilharem memes no FB….

  97. Se seu único critério é esse vota na Marina então que não tem nenhuma acusação e pelo menos se esforça pra aprender economia enquanto o Bolsonaro faz gracinha por aí…. Tem vários presidênciaveis não corruptos , esse papo é uma balela que só os fãs do Bolsonaro acreditam mesmo ….até pq ele mesmo é seu partido não são grande coisa no quesito ética. Bolsonaro tem até um lado terrorista. Se informe mais sobre seu grande candidato que pode conseguir a proeza de afundar o país mais do que tudo que já estamos vivendo …pior que tá sempre dá pra ficar e Bolsonaro é a pessoa certa se vc quer cavar o poço ainda mais

  98. Porque o lula pós Meirelles, equipe econômica, fez propostas mais úteis que “acabar com o kit gay ” etc… Por pior que ele seja pelo menos teve a capacidade de manter as coisas do governo anterior e ,no primeiro governo, fazer a economia andar…. E tem habilidade política…. Bolsonaro não tem capacidade para aprovar projeto nenhum, só pra criar polêmica como QQ celebridade desequilibrada que tem por aí….

  99. Alair Henrique

    E o mimimi já começou… rs… o colunista não gosta do Bolsonaro, mas já deve ter votado no Intelectual Lula e na eloquente Dilma. Melhor já ir se acostumando… BOLSONARO PRESIDENTE 2018… que não gostar, se mude para a Venezuela… rs…

  100. Antonio Carlos

    Excelente texto. Ainda não decidi em quem votar em 2018, até porque ainda não estão definidos os candidatos, mas pelo andar da carruagem, já se nota o quão precário é o nosso debate político. As pessoas não se dão ao trabalho de argumentar para proteger os seus candidatos, apenas ofendem. Espero que seja diferente no ano que vem.

  101. Vinícius Silva

    Olá Adriana, concordo com você.
    Bolsonaro em 2018.

  102. Guilherme não fica enrrolando com essas tuas diarreias verbais responde a pergunta da Adriana por que os intelectuais atuas na econômia levaram o Brasil a banca rôta, bolsonaro 2018

  103. Guilherme cabeça ôca só pra te lembrar que bolsonaro vai delegar a econômia a uma pessoa competente, pra ser presidente não tem que ser formado ou entender de econômia

  104. Só pra lembrar ao autor do texto que fenômeno não se explica se aceita, procure entender você os motivos por faltar tudo no Brasil e verás que bolsonaro é de fato o melhor nome pra frear principalmente a onipresença da violência que paralisa qualquer nação, no entanto bandido bom é bandido morto, se trata o crime organizado com repreenção a altura do crimi, pois quem deve ter benefícios é o cidadão de bem e não bandido

  105. Carlos Carvalho

    O presente artigo do senhor filósofo quer nos fazer crer que muito bem preparados para serem presidentes da república estavam Lula (por duas vezes) e Dilma (também por duas vezes) e neste último caso tendo o idem preparado Michel Temer. E esses estavam, na verdade, preparados para o quê? Ora, não é preciso nem dizer, pois o resultado dos 16 anos dessa turma e seus asseclas à frente do tesouro nacional está aí, saltando aos olhos nú. Em caso de vitória do Deputado Jair Messias Bolsonaro na eleição para presidente da república não sei se ele será bom ou ruim, não sei e ninguém sabe. Mas quando vejo tantos “intelectuais” como este filósofo, tantos jornalistas ditos conservador como Carlos Andreazza e Rodrigo Constantino, e tantos veículos de imprensa ditos liberais como “O Estado de São Paulo” e as revistas do Grupo Abril se dedicando em tempo integral a falar mal do citado presidenciável é a querer nos dizer em quem devemos votar (tentando nos colocar o cabresto ou não permitir que nós o tiremos), concluo que estou no caminho certo: #bolsonaro2018.

  106. Albino Manara Neto

    EU POR EXEMPLO ACHO ESTE COLUNISTA OU ESTA UMA VERDADEIRA PORCARIA, NAO SEI PORQUE HA CERTOS ELEMENTOS NA IMPRENSA QUE SAO CONTRA O BOLSONARO. E MEDO MEDO DE QUE, DE UM CARA HONESTO, DE UM CARA QUE ACHA QUE O CRIME TEM QUE SER COMBATIDO NA MESMA MOEDA, PORQUE VAGABUNDO LADRAO ASSASSINO PODE NOS ROUBAR E NOS MATAR E SAO DEFENDIDOS POR PESSOAS COMO A MUMIA DA MARIA DO ROSARIO , A MESMA QUE CHAMOU BOLSONARO DE ESTUPRADOR E OUVIU POUCO DO QUE DEVIA OUVIR, E AGORA INVENTAM ESSES PROCESSOS CONTRA ELE,E ELA NAO VAI SER PROCESSADA, OUTRO DIA OUTRO JORNALISTA IMBECIL DE UMA RADIO DISSE QUE BOLSONARO NAO ENTENDIA DE ECONOMIA, PERGUNTO O LULARAPIO, A DILMANTA ENTENDIAM, LOGICO QUE NAO, SO QUE ELE TEM O RUMO QUE PRECISA DAR AO BRASIL E OBVIAMENTE VAI MONTAR UMA EQUIPE DE ECONOMISTAS QUE NAO TENHAM SIDO PRESIDENTE DA JBS, OK.QUANTO A PENAS ALTISSIMAS PRA BANDIDO , CRIMINOSO E O QUE A POPULAÇAO QUER E NAO ESSA MUMUNHAS QUE ESTAO AI E TODO MUNDO VE QUE NAO FUNCIONA, BANDIDO TEM QUE TRABALHAR E PAGAR O QUE COME E DORME, COMO NOS CIDADAOS HONESTOS TEMOS QUE FAZER. ENTAO EU SOU BOLSONARO 2018 NA CABEÇA E ESSES COLUNISTAS IMBECIS QUE VAO CARPIR QUINTAL POIS SO FALAM MERDA,QUAL O MEDO DESSES CARA COM O BOLSONARO, SERA QUE ESSAS PESSOAS TEM O O RABO AMARRADO COM OUTRO CANDIDATO OU TEMEM ALGUMA COISA.

  107. genor machado

    Tá mais q na hora de mudar esta forma do “politicamente correto”,quantos anos perdidos pensando q tinham a solução é no final só afundaram nosso país moralsocio-economicamente…O povo cansou desta velha política,aonde a corrupção é protegida é valorizada…e é muito engraçado…vir falar mal do Bolsonaro sem citar a boçalidade do Lula …Se Deus quiser e Deus é pai misericordioso ,Jair Bolsonaro será o nosso novo presidente em 2018…chegaaaa da alternância de comando deste mesmo grupo neste país…somos livres pra apoiar quem quisermos desde q ganhem nossa confiança e falem por nós , não nos enganaremos mais com matérias tendenciosas como está…

  108. genor machado

    BOLSONARO 2018…porque o Brasil cansou deste grupo político q acabou c nosso país…Lula,temer,FHC,PMDB,PT,PSDB é tudo farinha do mesmo saco…e tramam dioturnamente contra o nosso povo …precisamos de um presidente nasciolalista q ame nosso país e o nosso povo de verdade.

  109. genor machado

    Bolsonaro é a pessoa certa p calar a boca de muitos idiotas neste país….MITOOOO!!!!!!

  110. Eu não entendo como a abril deixa um blogueiro levantar caluniad e argumentos falsos ao Jair Bolsonaro, a Abril uma empresa consolidada no mercado se prestando há essa ataque militante, o que fica é a questão, será que isso é de propósito, será que a tendência agora é apresentar um noticiário falsário, militante e imparcial tal qual o noticiário americano conhecido popularmente como fake news, na era da informação digital e rede social,será que a abril está desafiando o seus leitores a não dar mais crédito a essa empresa que de renome mercado, eu acho bom a abril rever seus colunistas, rever os que eles estão vomitando, senão irá perder milhares de assinantes.

  111. Engraçado, aquela brusca acha que tem razão, após chamar o Mito de estrupador… Engraçado uma matéria dessa na VEXAME. Onde o pobre escritor faz um desabafo pessoal e sem base alguma. Meu amigo, pega seu diploma e enfia no seu ânus. Nem li toda sua matéria, parei na metade. Logo percebi sua intenção… Já admirei muito a editora Abril, mas são revistas e matérias como essa que me dão nojo. Vão a merd…

  112. Adriano Rodrigues

    Bolsonaro 2018. Político honesto e forte. O Brasil precisa de força para vencer a corrupção.

  113. MRXimóveis Guarapari

    A ciência tem que continuar estudando o que a psicologia e a filosofia desconhece.
    Bolsonaro está amparado e iluminado justamente por tudo que vem acontecendo com os corruptos que fazem parte de um sistema que comanda a décadas. O fracasso deste sistema é não abrir concessões ao mínimo do descente e apelo do povo. Um dia por engano, o povo apelou por Lula, o oportunista se vendeu e rasgou sua própria cartilha, foi fazer parte do mesmo grupo do FHC. Este sistema que faz da população um simples cálculo de lucro, que impõe tudo pela mídia e seus aliados no governo está fadado ao derrotismo. Pior do que um povo desesperado por uma esperança são formadores de opiniões vendidos que levam o povo cativo a fazer o que não teriam que fazer e viver escravos. Bolsonaro é a contra mão deste sistema que subjuga o povo e dar esperança sem mentiras ou promessas inventadas.

  114. Olavo Scarpellini

    Este comentarista é meio tan tan.
    Llulladrao e dirmanta tinham algum preparo para dirigir uma nação?
    Só cuba bolivia venezuela equador ditaduras sanguinárias é que aceitam pestes em sua presidência.
    O Bolsonaro frequentou escolas, aprendeu a escrever, somar 2+2, diferença entre o certo e o errado.
    No congresso não recebeu propinas como os colegas do pt maldito.
    Muuuuuuitttooooo melhor que qualquer indivíduo oriundo da ORCRIM sem dúvida ele será.

  115. Alex Epifanio

    Kkkkkkkkk

  116. Muito fraca e tendenciosa a reportagem. Deu nojo só de ler o início. Vou cancelar minhas assinaturas da exame, tanto da PF como da pj. Muito preconceito e nenhuma informação consistente. Pelo jeito é mais fácil elogiar a roubalheira do PT e seus puxadinhos do que escrever o que realmente é importante. Sou Bolsonaro sim, vou ajudar na Campanha de todas as formas ao meu alcance para dar fim a era comunista desastrosa que o Brasil atravessa.

  117. Renato Santana

    Tá com medo esquerdista ? Fica tranquilo também não terá 1 real para esse tipo de opinião ridícula q vc fez do Bolsonaro; o povo não é trouxa !! Bolsonaro 2018 !!

  118. O único parágrafo utilizado para atacar Bolsonaro diretamente, comete os mesmos erros e mentiras que o fazem crescer cada vez mais.