O agente autônomo de investimentos tem futuro?

“… Aviso aos navegantes: só será possível sobreviver no negócio de agente autônomo caso se obtenha escala suficiente para absorver o impacto resultante do aumento dos custos e da concorrência em futuro próximo…”. A CVM vem, nos últimos anos, regulamentando , cada vez mais, a atividade de agente autônomo de investimentos no mercado financeiro. A rigor, o agente autônomo faz parte do sistema de distribuição de títulos e valores mobiliários […] <div class="read-more"><a href="https://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/investidor-em-acao/2013/11/11/o-agente-autonomo-de-investimentos-tem-futuro/" class="more-link">Leia mais</a></div>

“… Aviso aos navegantes: só será possível sobreviver no negócio de agente autônomo caso se obtenha escala suficiente para absorver o impacto resultante do aumento dos custos e da concorrência em futuro próximo…”.

A CVM vem, nos últimos anos, regulamentando , cada vez mais, a atividade de agente autônomo de investimentos no mercado financeiro. A rigor, o agente autônomo faz parte do sistema de distribuição de títulos e valores mobiliários do sistema financeiro nacional (SFN) e faz a intermediação na venda de títulos e valores mobiliários para investidores.

Qual é o futuro do agente autônomo

Há muitos (e muitos) anos atrás, tornar-se agente autônomo de investimentos (AAI) era uma coisa simples para as pessoas físicas, muito interessante para bancos com pequena rede de agências e para corretoras e distribuidoras de valores que alavancavam a receita por meio dessa atividade.

Bastava para isso, que o candidato a AAI fosse aprovado em uma prova ridiculamente fácil (que exigia pouco mais do que saber escrever do candidato) e o interesse da instituição (banco, corretora, distribuidora) em tê-lo como agente e distribuidor de seus produtos financeiros de investimento.

Àquela época, assim como atualmente, o principal fator de sucesso para essa atividade era, basicamente, a “carteira” de clientes que se possuísse. Muitos grupos financeiros fortes chegaram a utilizar essa “força de vendas” como, por exemplo, o Banco Crefisul de Investimentos, que foi um dos precursores na utilização de agentes autônomos – ainda à época que detinha uma “associação” com o Citibank.

Entretanto, muita coisa mudou de lá para cá: além do forte crescimento do mercado financeiro, a globalização tornou-o mais sofisticado e complexo. As exigências para que uma pessoa venha a se tornar AAI aumentaram muito, a começar pelo exame de certificação em nível muito mais rigoroso, e obrigatoriedade no cumprimento de uma série de regulamentações da CVM e da ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias), atual entidade credenciadora para os AAI.

Cada vez mais, seja em decorrência da fiscalização mais cerrada sobre a atividade por parte dos orgãos reguladores, seja pelo próprio momento que o mercado vive, pós-crise de 2008, o futuro dos agentes autônomos está em discussão. A atividade vem enfrentando mais e mais desafios para sobreviver.

O futuro da atividade tem perspectivas pouco animadoras (principalmente para os pequenos AAI),  e deve passar por um processo de “consolidação” em breve. Isso decorre tanto da concorrência, cada vez mais acirrada, quanto do aumento dos custos estabelecido pela necessidade de atendimento a uma série, crescente, de exigências dos orgãos reguladores (CVM e ANCORD) e auto-reguladores como a bolsa de valores (BMF&Bovespa).

Aviso aos navegantes: só será possível sobreviver no negócio de agente autônomo caso se obtenha escala suficiente para absorver o impacto resultante do aumento dos custos e da concorrência em futuro próximo. Quem viver verá…

Acesse também:

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s