Mais de 60 ex-governadores recebem aposentadoria vitalícia de até R$ 24 mil

Pelo menos três novos ex-governadores se juntaram à lista de 60 ex-chefes de estado que recebem o polêmico benefício mesmo após o fim de seus mandatos. Ana Júlia Carepa (PT), do Pará, Leonel Pavan (PSDB), de Santa Catarina, e Roberto Requião (PMDB), do Paraná são os novos integrantes do “time” que deve aumentar  ainda mais nos próximos dias. A ex-governadora do Rio Grande do Sul Yeda Crusius (PSDB), por exemplo, […] <div class="read-more"><a href="https://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/instituto-millenium/2011/01/17/mais-de-60-ex-governadores-recebem-aposentadoria-vitalicia-de-ate-r-24-mil/" class="more-link">Leia mais</a></div>

Pelo menos três novos ex-governadores se juntaram à lista de 60 ex-chefes de estado que recebem o polêmico benefício mesmo após o fim de seus mandatos. Ana Júlia Carepa (PT), do Pará, Leonel Pavan (PSDB), de Santa Catarina, e Roberto Requião (PMDB), do Paraná são os novos integrantes do “time” que deve aumentar  ainda mais nos próximos dias. A ex-governadora do Rio Grande do Sul Yeda Crusius (PSDB), por exemplo, deu entrada no pedido de aposentadoria especial no início deste mês.

O Supremo Tribunal Federal (STF) entrou com decisão contra o pagamento de aposentadoria vitalícia a ex-governador, mas os recentes aposentados não se inibem a requisitar o benefício, que pode chegar a R$ 24 mil por mês.

Em 2007, o STF cassou a aposentadoria do ex-governador do Mato Grosso do Sul Orcírio dos Santos, o Zeca do PT, sob o argumento de que ela era inconstitucional. Os ministros consideraram que o pagamento atentava contra o princípio da moralidade por criar regalias a ex-governadores, enquanto a maioria dos cidadãos tem que trabalhar mais de 30 anos para conquistar a aposentadoria. Nem ex-presidentes da República têm direito ao privilégio, extinto na Constituição de 1988.

Fonte: jornal “O Globo”

No site do Instituto Millenium , leia mais sobre e regalias concedidas a políticos, como o editorial do jornal “Zero Hora” sobre a concessão de passaportes diplomáticos para turismo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s