As sugestões de leitura de Cláudia Costin e João Batista Oliveira

Especialistas em educação indicam livros para acertar a mão na hora de presentear

Nesta sexta-feira, as indicações literárias para colocar na lista de Natal ficam por conta de Cláudia Costin João Batista Oliveira, dois especialistas responsáveis por pensar de forma consistente a educação brasileira e seus maiores desafios.

Veja as indicações de Demétrio Magnoli e Roberto Luis Troster
+ Veja as indicações de Sebastião Ventura e Fabio Giambiagi
+ Listamos 15 livros essenciais para presentear neste Natal

Para quem quer entender melhor a condição humana, Costin indica “O novo Iluminismo”, de Steven Pinker: “Uma obra de fôlego que tenta mostrar para onde caminha a humanidade, fazendo uma brilhante defesa da razão, da ciência e do humanismo, como bem define o subtítulo em português”. A especialista indica também a obra de Mario Vargas Llosa, “La llamada de la tribu”, ainda não traduzida, no qual o autor peruano, laureado com o Prêmio Nobel de Literatura, detalha o pensamento de sete grandes liberais, entre eles Adam Smith, Hayek e Isaiah Berlin.

A indicação de Oliveira é “Ten ways to destroy the imagination of your child” (“Dez maneiras de destruir a imaginação de seu filho”, em tradução livre) de Anthony Esolen. O título — apesar de negativo, aponta Oliveira — tenta ensinar como transformar crianças em “gemas preciosas”. “Uma leitura oportuna face às mudanças de rumo que se anunciam para a educação no Brasil”, indica o presidente do Instituto Alfa e Beto. O livro não tem versão em português.

Veja mais no Instituto Millenium

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s