Portugal e Brasil na Rota da Inovação

A pesquisa Portugal e Brasil na Rota da Inovação está coletando opiniões de gestores e empreendedores sobre como os países podem ser mais inovadores

Na próxima semana acontece mais uma edição do Web Summit em Lisboa – Portugal. Esse congresso está entre os mais importantes do universo da tecnologia e internet, juntamente com outros grandes eventos como CES (Las Vegas), SXSW (Austin) e Mobile World Congress de Barcelona.

Os sete primeiros eventos ocorreram em Dublin, porém desde o ano passado mudou-se para a capital portuguesa. Depois de alguns problemas de infraestrutura na Irlanda, os organizadores saíram em busca de um novo local que comportasse mais de 50 mil pessoas e a escolha do local não foi por acaso.

Lisboa é uma das capitais mais vibrantes quando o assunto é startups na Europa. Nos últimos anos o governo, universidades, investidores e grandes empresas tem atraído empreendedores e talentos para criar um polo de inovação que possa movimentar a economia do país. A atração do Web Summit para a cidade é uma prova real de que os esforços estão dando resultados.

Este ano estive lá visitando empresas e dando treinamentos de inovação juntamente com um parceiro local que também atua fomentando inovação em grandes empresas. In loco pude presenciar a importância do tema para o país, especialmente com foco em turismo, serviços e tecnologia da informação.

Segundo estatísticas locais, mais 100 novas empresas surgem todos os dias em Portugal. As autoridades locais buscam mudar o perfil dos novos empreendimentos para que sejam voltados para soluções tecnológicas de alto valor agregado ao invés de empresas tradicionais com pouco potencial de crescimento.

Grandes empresas tem sido atraídas em função da disponibilidade de mão de obra qualificada e startups. Recentemente o UBER anunciou que instalará em Lisboa seu Centro de Excelência para Europa. O mesmo fez a Mercedes Benz, que sediará na cidade seu Digital Hub.

No Brasil também avançamos nos últimos anos e a cena startup está criando uma nova dinâmica no mercado de trabalho, na economia e na relação com grandes empresas. Temos grandes eventos todos as semanas em algum lugar do país, por exemplo, na próxima ocorre a São Paulo Tech Week – SPTW. Serão mais de dez eventos focados no futuro da tecnologia e promete envolver mais de 75 mil pessoas durante as 200 atividades previstas. Recentemente escrevi sobre o movimento de conexão grandes empresas e startups que está crescendo no Brasil.

A Innoscience em conjunto com a Improve – Portugal, com apoio da Câmara de Comércio Luso-brasileira em Portugal, tomaram a iniciativa de fazer um estudo pioneiro no Brasil. A Pesquisa Portugal e Brasil na Rota da Inovação vai recolher as opiniões de líderes, gestores e empreendedores dos dois países sobre como ambos podem ser mais inovadores e por conseguinte ter mais sucesso empresarial.

Estamos convidando empresários e líderes de empresas brasileiras que atuam em Portugal ou de empresas portuguesas que atuam no Brasil para responder a pesquisa.

Quem se enquadrar no perfil, pode responder a pesquisa no link: https://goo.gl/ujzy71

Aqueles que responderem, terão acesso aos resultados completos em primeira mão e estarão ajudando a mapear ações para ambos os países fortalecerem suas posições como inovadores.

Felipe Ost Scherer

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s