O que eu ganho com a inovação?

O tema inovação tem sido bastante discutido e incentivado dentro das organizações atualmente. Sempre que se fala de inovação cabe lembrar que ela é uma atividade chamada ganha-ganha, ou seja, boa para a empresa mas também muito boa para o colaborador inovador. É bom para a empresa pois diversas estudos apontam que elas conseguem ter um desempenho superior aos concorrentes e ser mais competitivas. Um estudo do Instituto de Pesquisa […] <div class="read-more"><a href="https://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/inovacao-na-pratica/2012/12/27/o-que-eu-ganho-com-a-inovacao/" class="more-link">Leia mais</a></div>

O tema inovação tem sido bastante discutido e incentivado dentro das organizações atualmente. Sempre que se fala de inovação cabe lembrar que ela é uma atividade chamada ganha-ganha, ou seja, boa para a empresa mas também muito boa para o colaborador inovador.

É bom para a empresa pois diversas estudos apontam que elas conseguem ter um desempenho superior aos concorrentes e ser mais competitivas. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), feito com 72 mil empresas industriais com mais de dez funcionários, constatou que as empresas que inovam e diferenciam produtos faturam mais, pagam maiores salários, tem maiores niveis de produção, maior produtividade, têm vantagens competitivas e mais facilidades na hora de exportar. Já que inovar é bom para empresa vamos verificar porque inovar também é uma boa para os colaboradores:

1) Inovar permite eu me diferenciar na empresa – o dia a dia das empresas, o grande foco na operação e a pressão do cumprimento da metas oferece dificuldades para os colaboradores conseguirem chamar atenção com soluções diferenciadas e criativas. Os programas de ideias e inovação são canais democráticos dedicados a captar as ideias dos colaboradores, portanto servem para expor nossa criatividade e pró-atividade para os gestores. Se destacar nesse tipo de programa pode ser comparado a ser um artilheiro em uma partida de futebol.

2) Inovar permite abrir novas oportunidades dentro da empresa – é muito comum ouvirmos funcionários que são reconhecidos e lembrados para novas oportunidades em função do desempenho e contribuição nos programas de inovação. Engajar-se com esse tipo de iniciativa pode abrir futuras oportunidades em outras áreas da empresa e mesmo crescer dentro do próprio setor.

3) Inovar permite colher frutos – a relação ganha-ganha também traz benefícios e reconhecimentos para o colaborador nas empresas. Aqueles que fazem diferente normalmente são reconhecidos de forma diferenciada. Esse tipo de recompensa também pode ser visto como uma motivação a mais para participar dos programas de inovação.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s