Como montar uma campanha de inovação aberta?

Muito tem se falado de inovação aberta, co-criação, crowdsourcing, inovação em rede, etc… Mesmo assim, o número de empresas que consegue efetivamente utilizar essas práticas para inovar ainda é restrito. Separei alguns pontos que considero importantes para que haja uma iniciativa de sucesso nesse sentido: – Direcionamento: as campanhas de inovação aberta precisam ter um direcionamento bem definido, ou seja, que tipo de colaboração queremos e para que. É o […] <div class="read-more"><a href="https://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/inovacao-na-pratica/2012/02/10/como-montar-uma-campanha-de-inovacao-aberta/" class="more-link">Leia mais</a></div>

Muito tem se falado de inovação aberta, co-criação, crowdsourcing, inovação em rede, etc… Mesmo assim, o número de empresas que consegue efetivamente utilizar essas práticas para inovar ainda é restrito. Separei alguns pontos que considero importantes para que haja uma iniciativa de sucesso nesse sentido:

– Direcionamento: as campanhas de inovação aberta precisam ter um direcionamento bem definido, ou seja, que tipo de colaboração queremos e para que. É o que chamamos de estratégia de inovação. Queremos que nos ajudem a inovar em que? Isso serve para mobilizar as pessoas em prol do objetivo desejado pela empresa.
– Torneio ou Contínuo: essa é uma decisão fundamental Vamos deixar o canal aberto permanentemente ou serão torneios específicos, com começo e fim definidos. A P&G com o Connect &Develop mantém seu canal permanentemente aberto, incluindo desafios e os retirando quando encontra as soluções desejadas. Já outras empresas, como a Pepsico, no caso do torneio Faça-me um Sabor do Ruffles, realizou um torneio. A escolha passa por uma questão simples: temos como manter mobilizados os públicos-alvo das campanhas por quanto tempo?

Abaixo, os vídeos das iniciativas da P&G e da Pepsico.



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No próximo post, trago outros pontos importante para termos uma campanha de sucesso.

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