Boas oportunidades para startups da área da saúde

São quase 20 oportunidades diferentes para startups realizar provas de conceito remuneradas em duas importantes empresas do setor da saúde.

No final do ano passado realizamos um evento para ouvir de gestores da inovação os principais aprendizados dos programas de conexão entre corporações e startups. As iniciativas de conexão tem trazido benefícios mútuos para as corporações e startups, uma vez que os dois lados podem ganhar acessando os ativos e conhecimentos que o parceiro possui.

Em função dos bons resultados obtidos por aqueles que já experimentaram realizar projetos com startups, esse ano promete ser de grandes oportunidades para startups de diferentes áreas. Nesse post vou destacar duas iniciativas de grandes empresas brasileiras do setor da saúde que estão com inscrições abertas. São quase 20 oportunidades diferentes para startups realizar provas de conceito remuneradas visando testar as suas soluções no contexto da contratante.

InnovatiOn Unimed 2a Edição – Unimed VTRP – www.innovationunimed.com.br

O InnovatiOn é um programa de conexão da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo com startups. É a oportunidade de Startups se relacionarem com a instituição que tem como uma de suas bandeiras a inovação na gestão da saúde. As selecionadas realizarão um piloto ou uma POC (prova de conceito) remunerada com o apoio de uma instituição representativa no setor da saúde e que tem o cooperativismo como seu pilar.

A 2ª Edição do InnovatiOn está estruturada para atender tanto demandas do negócio atual quanto a criação de novos processos por meio da geração de valor aos seus colaboradores, pacientes e cooperados. As Startups poderão ser contratadas como fornecedoras ou parceiras da cooperativa.

Podem participar Startups que tenham aderência aos Desafios e que possuam um MVP (Produto Mínimo Viável) desenvolvido e validado, ou mesmo que já tenham seu produto ou serviço disponível no mercado. Não importa o tipo de solução/tecnologia nem onde a Startup esteja localizada.

Desafios da 2a Edição do InnovatiOn Unimed:

1. AUTORIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS E PROCEDIMENTOS

O processo de autorização de procedimentos e atendimentos passa por regras previamente estabelecidas e analisadas, em muitos casos, por colaboradores. O processo é lento, necessita atenção e sua demora impacta diretamente na experiência do usuário. Como poderíamos agilizar e automatizar o processo de autorizações, trazendo maior assertividade e melhor experiência ao cliente?

Buscamos soluções alicerçadas em inteligência artificial que aprenda com as regras estabelecidas e respostas dadas, automatizando processos e criando padrões de como proceder nos próximos casos.

2. VIDA MÉDICA DO CLIENTE

Atualmente não existe um único repositório de informações de saúde do cliente. É importante que tenhamos uma visão integrada de todos os exames, procedimentos e consultas realizados pelo cliente. Como podemos acompanhar a vida médica do cliente Unimed?

Buscamos tecnologias que permitam acompanhar o histórico do cliente e possibilitem disponibilizar aos clientes e médicos acesso imediato ao histórico de exames, procedimentos e consultas de forma rápida e segura.

3. MONITORAMENTO DA POPULAÇÃO 60+

Os clientes acima de 60 anos, saudáveis, poderiam ser melhor acompanhados pela Unimed. Desconhecemos seus hábitos e preferências, o que dificulta o incentivo a adoção de hábitos mais saudáveis. Buscamos nos aproximar deste público, fomentando a melhoria na saúde. Como podemos identificar e utilizar soluções para acompanhar e monitorar o idoso saudável 60+?

Estamos buscando, preferencialmente, soluções com tecnologias vestíveis (wearables) que sejam intuitivas e de fácil utilização pelo público 60+, possibilitando monitoramento e prevenção da sua saúde e nos apoiando no cuidado do cliente.

4. MEDICINA PREDITIVA

Com base no histórico da pessoa (consultas, estilo de vida, patologias dos familiares, etc.) é possível identificar com antecedência o diagnóstico de diversas doenças. Esta abordagem é fundamental para minimizar a incidência de doenças graves e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Como podemos conhecer a carteira de clientes através da utilização do plano de saúde e as respectivas informações geradas dessa utilização para podermos fazer predições, monitorar e agir na gestão da saúde do cliente? Buscamos tecnologias para que diversas informações dos nossos clientes/pacientes (mapeamento genético, resultados de exames, informações psicográficas, estilo de vida, entre outras informações) possam ser coletadas, analisadas por programas específicos e tabuladas.

5. NOVOS MODELOS DE ACESSO À SAÚDE

O jeito tradicional de fazer assistência à saúde tem dado sinais de que pode não se sustentar por muito tempo. Observa-se uma crescente falta de interesse dos jovens e outros públicos pelos produtos de saúde disponíveis no mercado. A “nova batida” precisa de pronto acesso, resolutividade, jovialidade, facilidades de comunicação e com boa relação custo-benefício. Temos excelentes profissionais médicos, uma rede ampla e qualificada, know how de gestão de saúde. Contudo, queremos entender como podemos avançar em um novo modelo de assistência à saúde que atenda a necessidade dinâmica e disruptiva de um mercado em ascensão.

Buscamos tecnologias e/ou modelos de negócios inovadores que possam ser somados as competências e estrutura da Unimed VTRP para atender este desafio.

6. DISPONIBILIDADE DE AGENDA DO CLIENTE

Devido à dificuldade em acessar nossa rede médica para agendamento de consultas e/ou procedimentos, a busca por alternativas de acesso a esta rede se faz fundamental. Como podemos inverter a lógica da busca por atendimento médico presencial, colocando a necessidade de atendimento do cliente disponível para a visualização e captura pelo médico com disponibilidade de agenda?

Buscamos soluções de plataforma (marketplace) que acelerem o processo de conexão entre clientes e médicos e possibilitem um modelo de negócio inverso a lógica atual de mercado.

7. AUDITORIA DE CONTAS HOSPITALARES

Auditores fazem avaliações baseado em regras e conhecimento técnico de forma manual e sujeito a interpretações. O erro e a variação na interpretação podem ocasionar cobranças e/ou pagamentos indevidos. Acreditamos que com IA podemos aumentar a assertividade e abrangência das auditorias. Como podemos utilizar a inteligência artificial no processo de auditoria de contas hospitalares?

Buscamos tecnologias que atuem na área de automação cognitiva de processos e inteligência artificial para trazer novas soluções para as auditorias hospitalares.

8. EXAMES COMPLEMENTARES PARA DIAGNÓSTICO

Estamos cada vez mais imediatistas e ter uma solução que nos forneça a possibilidade de realização de exames (ou parte deles) com resultado rápido seria um diferencial para nosso cliente. Desta forma, reduzimos também o tempo de ciclo do exame, da sua solicitação até o resultado. Como disponibilizar para clientes a realização de exames complementares de forma ágil e com resultados rápidos?

Para este desafio, buscamos soluções de automação de exames que entreguem o resultado de forma rápida e assertiva. Soluções que permitam que os exames sejam realizados no local da solicitação do exame serão um diferencial.

O prazo para inscrição das startups vai até o dia 15/02/2020 pelo site www.innovationunimed.com.br

 

HYPERA HUB – Hypera Pharma http://www.hyperahub

O HyperaHub é o programa de conexão com startups da Hypera Pharma, uma das maiores empresas farmacêuticas do Brasil. O programa foi desenvolvido com desafios que atendem tanto demandas do negócio atual da Hypera Pharma quanto a criação de novas fontes de receita em canais de vendas, produtos ou serviços, promovendo assim maior eficiência operacional e ampliando o portfólio da empresa.

 

Desafios do Hypera Hub 2020:

Novos Negócios

1.NOVOS PRODUTOS, SERVIÇOS OU CANAIS DE VENDA 

As transformações da indústria farmacêutica oportunizam diversas novas formas de diagnosticar, tratar, prevenir e comercializar produtos. Esse desafio busca por startups com novos produtos (dermo, suplementos, medicamentos), serviços nas relações com médicos ou consumidores (incluindo devices e ferramentas diagnósticas) ou novas formas de distribuir e vender os produtos existentes da empresa usando as novas tecnologias.

2. NOVAS TECNOLOGIAS PARA INOVAÇÃO EM PRODUTOS

A indústria farmacêutica lida com diversas oportunidades de usar novas tecnologias para melhorar a eficácia de produtos, seja farmacêuticos, suplementos ou dermocosméticos, assim como a experiência do paciente ao consumi-los. Com este intuito, a Hypera busca por novas tecnologias, como mascaramento de sabor e conveniência de uso como modulação de liberação, micro e nanoencapsulamento, entre outras, mas que já tenham plano de escalonamento.

Operações

3. GESTÃO SISTEMA PUXADO DE PRODUÇÃO

Com o objetivo de otimizar a utilização dos recursos da fábrica através do gerenciamento do fluxo de informação entre áreas, garantindo o atendimento à demanda do consumidor e a manutenção dos níveis de estoques ideal a cada produto, a Hypera busca por uma solução robusta e ágil que suporte a Gestão do Sistema Puxado de Produção. Para o rollout, a solução deverá ser integrada aos sistemas atuais.

4. SISTEMA DE GESTÃO DA CAPACIDADE FABRIL

Um sistema que tenha capacidade de: analisar a capacidade fabril para execução de um forecast, informar o percentual de utilização de cada equipamento, identificar os gargalos das famílias de produtos, simular a maximização de utilização dos gargalos com base em premissas, informar produtos/volumes com capacidade e sem capacidade de produção, possibilitar que o usuário realize simulações utilizando-se de rotas alternativas e/ou melhoria de eficiência e/ou inclusão de equipamentos, gerar/gravar cenários e realizar comparações entre eles, gerar indicadores e semáforos que facilitem a tomada de decisão.

5. GESTÃO DE PESSOAS POR LINHA DE PRODUÇÃO

Sistema para digitalizar a gestão de pessoas por linha de produção, por turno, para otimizar o tempo de trabalho do colaborador e gerar a alocação destas horas no controle do custo do produto. Assim como, auditar automaticamente atividades realizadas na fábrica, em substituição de apontamentos manuais e sem identificação digital de sua efetiva realização, como manutenções em maquinários.

6. MODELOS PREDITIVOS PARA ACELERAR PESQUISAS EM P&D

Com o objetivo de tornar o processo de P&D mais dinâmico, a Hypera busca por soluções em modelos matemáticos e estatístico para predição de resultados, redução de riscos e aumento da assertividade, como em pesquisa de estabilidade de produtos farmacêuticos, suplementos e dermocosméticos em correlação vitro in vivo e em antecipação de resultados de pesquisas que seriam obtidos em testes clínicos.

Business Units

7. SUGESTÃO DE PEDIDO PERFEITO AO CONSULTOR DE VENDAS

O Consultor de vendas lida com um extenso portfólio de produtos, o que dificulta o seu trabalho analítico em oferecer a melhor composição de produtos aos seus clientes. Neste desafio, buscamos uma solução que consulte variáveis de dados, como produtos que a região tem demandado, histórico do cliente e os status dos produtos em estoque, para recomendar ao consultor o melhor momento para visita ao Ponto de Venda, assim como a composição de produtos a serem ofertados em busca de uma melhor venda.

8. GESTÃO DE INVESTIMENTOS EM MÍDIA POR SELL OUT

Plataforma para acompanhamento e otimização dos resultados consolidados de mídia. Presença de dashboard com indicadores de performance de acordo com o objetivo da campanha (vendas sell out, awareness, etc) em múltiplos filtros e sugestões de melhorias, possibilitando agilidade na análise para mudança de percurso. Idealmente a ferramenta possibilitaria também a criação de um hub Hypera para a consolidação das ações de mídia de performance, sendo capaz de garantir que as informações em relação ao comportamento dos clientes sejam de propriedade da Hypera.

9. OTIMIZAÇÃO DE INVESTIMENTOS EM MARKETING

A Hypera busca por uma solução para otimização dos investimentos em mídia, comunicação e ponto de venda, tendo a identificação com maior acuracidade e automática do retorno de cada uma das iniciativas. Envolve a modelagem das variáveis (internas e externas) que mais impactam em marketing, para a análise do portfólio, cenário ideal, projeção de impactos e a predição da melhor alocação e consequente monitoramento.

Corporativo

10. GESTÃO DE METAS E DESEMPENHO

Sistema para Gestão de Metas e Desempenho dos colaboradores, onde ocorra o desdobramento da meta corporativa para às diversas áreas, níveis hierárquicos e funcionários e onde também possa ser feito o acompanhamento dos resultados. A solução pode ser em processo com metodologia tradicional ou OKR, mas que possibilite o acompanhamento de performance agregada e analítica, com KPIS, dashboard, alertas e apuração dos resultados para bônus conforme regras pré-definidas pela empresa. Para o rollout a solução deverá ser integrada sistemas atuais.

11. CHATBOT PARA RH

Automação do serviço interno da área de Recursos Humanos para um autoatendimento do colaborador em processos da área, como consultas e envio de segundas vias, extrato de férias, informe de rendimentos, solicitação de férias. Esta solução tem a função de ser um primeiro nível de atendimento e deve operar tanto em computadores desktop/notebooks como em celulares com sistemas iOS e Android.

O prazo para inscrição das startups vai até o dia 31/01/2020 pelo site www.hyperahub.com.br