Aprendizados de uma das empresas mais inovadoras do mundo

Recentemente estive juntamente com gestores da inovação de diferentes empresas visitando a 3M, uma das empresas mais inovadoras do Brasil e do mundo. Falamos com os responsáveis pela inovação tanto da área técnica quanto da área de marketing. A abordagem referente a inovação da empresa é reconhecida mundialmente e venho compartilhar alguns dos principais aprendizados: – Consistência de Propósito: criar uma cultura de inovação requer tempo e consistência. No caso […] <div class="read-more"><a href="https://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/inovacao-na-pratica/2014/07/25/aprendizados-de-uma-das-empresas-mais-inovadoras-do-mundo/" class="more-link">Leia mais</a></div>

Recentemente estive juntamente com gestores da inovação de diferentes empresas visitando a 3M, uma das empresas mais inovadoras do Brasil e do mundo. Falamos com os responsáveis pela inovação tanto da área técnica quanto da área de marketing. A abordagem referente a inovação da empresa é reconhecida mundialmente e venho compartilhar alguns dos principais aprendizados:

Consistência de Propósito: criar uma cultura de inovação requer tempo e consistência. No caso da 3M desde a década de 20 quando enxergou a oportunidade de crescer através da inovação. Os ótimos resultados provenientes do lançamento de novos produtos como a lixa d’água e a fita crepe mobilizaram a empresa para continuar a seguir apostando na inovação até hoje.

Estratégia de inovação bem definida: foco nas iniciativas e desenvolvimentos baseados na oferta, especialmente produtos. Ao todo são 46 plataformas de desenvolvimento que guiam a busca por produtos e tecnologias que possam gerar novas aplicações e benefícios aos consumidores.

Inovação no dia a dia: A inovação está no dia a dia das pessoas. O ambiente colaborativo, descontraído e “camaradagem” permite o desenvolvimento de novas ideias em diferentes áreas. Dependendo da característica do projeto existe uma abordagem e sequencia de atividades e gates.

Recrutamento e desenvolvimento de lideranças: desde a contratação já busca-se pessoas com esse espírito criativo e colaborativo. Depois desenvolve-se e estimula esses comportamentos através de capacitação e experiências que reforçam os comportamentos desejados. Complementar a isso a avaliação de desempenho também leva em consideração o envolvimento com a inovação.

Reconhecimentos: a área técnica é focada em desenvolver novas tecnologias que irão permitir a criação de novos produtos e mercados. Um grande número de patentes são geradas todo ano e aqueles cientistas que mais se destacam recebem distinções perante a comunidade. Além de alguns Awards anuais, ser convidado a integrar a Carlton Society é o grande motivador para seguir fazendo contribuições extraordinárias. Boa parte desses reconhecimentos são baseados na indicação dos colegas que elegem os que mais se destacam.

Felipe Scherer

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s