A Postura do Inovador

O corpo muda a mente, a mente muda o comportamento e o comportamento muda o resultado.

Uma das palestras mais interessantes que ocorreu hoje na HSM Expo foi da professora da Harvard Business School, Amy Cuddy. Ela é psicóloga social, especialista em linguagem não verbal e sua fala tratou do que ela chama da postura da vitória.

Nos últimos anos ela vem pesquisando como a postura adotada pelas pessoas impacta os comportamentos. A tese é a seguinte: o corpo muda a mente, a mente muda o comportamento e o comportamento muda o resultado. Em resumo, se prestarmos atenção à nossa postura abrimos caminho para aumentar nossa confiança e, assim, atingir nossos objetivos.

Alguns anos atrás ela conduziu uma sessão no TED que já teve mais de 40 milhões de visualizações. No vídeo, ela apresenta um resumo das posturas que geram confiança e poder.

Você precisa se convencer para não duvidar de si mesmo, acreditar na sua historia. Transmitir confiança sem arrogância. Confiança é ponto forte, arrogância é um bloqueio. Comunicar autenticamente significa que as palavras fazem sentido com os gestos, com as emoções. Convencemos os outros pela presença. Presença gera presença, é um gesto recíproco.

Quando criamos essa senso de poder, nos sentimos empoderados e isso muda nossa capacidade de análise de tudo, enxergamos o mundo com oportunidades. Você se sente melhor, você pensa melhor, comportamento aberto para fazer as coisas, além de impactar nossa fisiologia (até mesmo com menos stress).

Seu corpo e sua mente estão sempre conversando. Nossa postura revela nossa percepção de poder. No reino animal, aqueles que tem poder, inflam o peito, expandem o corpo, todos os animais procuram parecer maior para expressar sua presença. Os braços abertos dos ginastas ao final dos exercícios representam a vitória. Expansão é representação da vitória e do orgulho.

Amy Cuddy afirma que nossa postura ao sentar, a forma como dormimos e acordamos influenciam nosso desempenho no dia a dia. Expandir significa ampliar a vida, torna nossa vida cheia de oportunidades. Ela traz 4 dicas para aplicarmos na prática:

– Sempre antes das interações (por exemplo reuniões) se prepare com as grandes posturas.

– Nas interações, tenha uma boa postura.

– Preste atenção na sua postura durante todo o dia.

– Preste atenção na postura com quem você está interagindo.

Assistindo a palestra, lembre de um post que escrevi algum tempo atrás sobre o conceito de confiança criativa. Percebo que há uma grande conexão entre esses temas. Para sermos inovadores precisamos acreditar que existem problemas e oportunidades que podem ser melhor resolvidos do que as soluções existentes. E o insight de buscar a postura correta é o ponto de partida para aumentar nossa confiança e consequentemente nossos resultados como empreendedores ou intraempreendedores.

Felipe Ost Scherer

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s