Fluxo – O caminho para super performance

Fluxo é um estado de consciência especial onde nos sentimos muito bem e performamos o nosso melhor.

Fluxo é um estado de consciência especial onde nos sentimos muito bem e performamos o nosso melhor. É um estado raro e radical em que o impossível se torna possível e nos aproximamos do nosso potencial de super-humanos. Se você consistentemente usa este estado para fazer o impossível você fortalece a confiança na sua capacidade para continuar fazendo do impossível, possível.

No livro Super Humanos – Como os atletas radicais redefinem o limite do possível, o autor Steven Kotler examina como os atletas de esportes radicais superam resultados e obstáculos desafiadores, e argumenta que isso somente é possível quando eles se encontram no estado de Fluxo. Ele entrevistou diversos atletas renomados, estudou seus comportamentos e investigou as implicações da neurociência para concluir que estar em Fluxo é a base necessária para a criatividade disruptiva e o desempenho extraordinário.

Insights criativos são consistentemente associados com o estado de Fluxo e a criatividade amplificada continua depois que o estado termina. Pessoas contam que se percebem especialmente criativas no dia após o estado e isso sugere que é como se a experiência de Fluxo estivesse treinando a mente para pensar fora da caixa.

O estado de Fluxo é uma etapa de um ciclo de quatro fases e é impossível chegar lá sem passar por todo ciclo. O primeiro passo é a fase do desafio onde a mente e o corpo estão sobrecarregadas e a situação parece impossível de superar e você se sente muito distante de estar em Fluxo. A próxima etapa é a liberação em que você desfoca a mente do contexto, relaxa e fica absolutamente presente, inteiro e disponível no aqui e agora. A terceira etapa é o estado de Fluxo em que a criatividade desperta e a performance aflora de uma forma surpreendente. A etapa final é a recuperação porque o Fluxo é um estado que consome muita energia e precisamos integrar este novo patamar de aprendizado e performance.

Na primeira fase do processo, para alcançar o Fluxo precisamos estar abertos a correr riscos e superar nossos medos. De acordo com o psicólogo Ned Hallowell o atleta precisa se arriscar até o limite de se machucar, o artista estar aberto a ser ridicularizado pela crítica, e todos nós estarmos conscientes da possibilidade de falharmos se realmente queremos alcançar este estado.

No entanto, o risco precisa ser de um tamanho que nos desafia, mas não nos paralisa. Se o desafio é grande demais o medo toma controle do sistema e limita a nossa capacidade de performar. O stress sem dúvida pode nos levar a melhor performance, mas a partir de uma certa intensidade o impacto é ao contrário e a performance cai rapidamente.

Há algumas semanas tive o prazer de reconhecer em mim o estado de Fluxo e fiquei impressionado com a sincronicidade de relembrar o ciclo de quatro fases enquanto vivia o desconforto de um novo desafio. Depois de sofrer bastante com um projeto desafiador me dei conta que estava na hora de relaxar, ficar presente e me entregar ao vazio do não sei o que fazer. No dia seguinte, experimentei o prazer do Fluxo ao liderar um workshop inovador com um grupo desconhecido. Ao final, me senti esgotado e pleno, ao mesmo tempo, e reconheci que atingi um novo patamar na minha competência como consultor.

Para mim foi reconfortante saber que o estado de Fluxo está disponível para todos nós. Se queremos expressar nossos talentos e liberar a nossa potência podemos alcançar a super performance.

(Corall Consultoria/Corall Consultoria)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s