3 características de um líder inspirador

Você já parou para pensar quantas pessoas contribuíram para você ser quem você é hoje? Alessandra Almeida faz uma reflexão e elenca 3 aspectos inspiradores.

Ao longo da vida encontramos muitas pessoas que nos inspiram e nos ajudam no nosso processo de evolução. Cada encontro, seja ele físico ou virtual, como por exemplo a sabedoria encontrada em livros, carrega em si um efeito poderoso de transformação!

Aqui vale uma pausa, você já parou para pensar quantas pessoas contribuíram para você ser quem você é hoje? Espero que neste momento você esteja se sentindo inundado de gratidão como eu me sinto agora por grandes encontros e por alguns rápidos e surpreendentemente transformadores!

Refletindo e revivendo vários encontros marcantes da minha vida, percebi um aspecto comum entre todas as pessoas que me inspiraram: Elas vivem plenamente a sua essência. É a beleza da coerência entre o pensar, o sentir e o agir que só é possível quando estamos vivendo em fluxo, conectados com nossa essência. Uma frase de Osho traduz bem este ponto: “Opte por aquilo que faz seu coração vibrar, apesar de todas as consequências.” E nesta frase tem a dica do por que muitas pessoas não vivem assim, pois muitas vezes optam por um suposto caminho seguro e uma necessidade de agradar a família seguindo padrões que nem sempre conectam com suas preferências. Viver a própria essência requer coragem e autoconfiança, características estas que cativam e atraem como um imã o olhar e o coração das pessoas.

Outra reflexão que tive sobre as características das pessoas que mais me inspiraram foi sobre o processo humano de aprendizagem. Como seres sociais, aprendemos coletivamente e ao mesmo tempo de forma muito individual. Como por exemplo um dos ensinamentos mais conhecidos de Ghandi no qual ele fala: “Seja a mudança que você quer ver no mundo.” Todos nós nos conectamos com esta inspiração de protagonismo e ao mesmo tempo a mudança que cada um quer ver no mundo tem nuances muito particulares. Assim, percebemos que o líder inspirador não dá as respostas fechadas, e sim instiga a curiosidade e o pensamento a partir de ideias abertas.

E uma característica que na minha experiência faz toda a diferença entre você ser lembrado como uma pessoa inteligente e interessante ou uma pessoa inspiradora, tem haver com a capacidade de se comunicar com o coração e com a alma! Sabe aquela pessoa que quando está com você, você sente que está totalmente presente? Como se este encontro fosse igualmente relevante para você e para o outro? Isto acontece, pois, o líder inspirador, está aberto para inspirações, ou seja, também está muito interessado em você. O Líder inspirador sabe que cada pessoa apresenta uma oportunidade de aprendizado. Aqui me lembro de uma frase do Jung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” Neste local de encontro de almas, algo mágico e transformador acontece!

Espero que em 2018 você se deixe inspirar e inspire muitas pessoas!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s