Sem escalas de volta ao trabalho

O que a logística eficiente de voo pode fazer por seu bolso e seu corpo.

Sempre adorei viajar e, existem inúmeros lugares do planeta que ainda desejo conhecer. Mas confesso que aqueles voos longos e distâncias que exigem escalas ou conexões me dão uma preguiça enorme.

Para você ter uma ideia, mesmo dentro do Brasil, quando recebo um convite para palestrar em cidades distantes de aeroportos ou sem voo direto a partir de São Paulo (preferencialmente CGH), eu triplico o preço cobrado.

Tem gente que pode até achar “frescura” , mas trabalhar após longas horas de viagem ou, pior, trocando o fuso horário é uma coisa horrível. Tão horrível que isso quase me fez desistir de ir com minha namorada para Israel nas férias.
Não fosse o voo direto GRU – TLV inaugurado pela LATAM em 12/12, as férias teriam sido em outro destino.

Mauro Calil e Maria Cândida - Vista para o muro ocidental e cúpula dourada

 (exame/Abril)

Aqui faço apologia à eficiência logística. Logística que tanto pesa no custo Brasil, pesa também no seu bolso se você, como eu, é um passageiro frequente.

Muitas pessoas já perceberam que longas distâncias vencidas em 2 ou 3 horas de voo são menos custosas que dois ou três dias em um ônibus. Afinal são inúmeras paradas, cafezinhos, lanches, almoços, jantares, balinhas, águas e, por vezes, se paga até para ir ao banheiro de uma parada na estrada.

Apesar de mais sofisticados, os viajantes internacionais passam um perrengue parecido. Parecido não por ser melhor, não. Mas sim por ser mais caro. As paradas custam dólares ou euros em aeroportos internacionais sempre com seus atrativos restaurantes, cafés e, claro o Duty Free. Não há força e vontade ou educação em monastério que faça o cartão de crédito permanecer no bolso.

Ok, você pode dizer que dinheiro não é tudo. Então, em favor dos voos diretos e sua eficiência logística, eu digo que o corpo agradece. O meu agradece MUITO. De volta em 15h de voo direto, agraciado pela classe executiva, uma bênção diga-se de passagem, o jet lag acabou em menos de 24h. Assim, sem escalas voltei ao trabalho para gravar 22 vídeos no dia seguinte ao meu retorno.

Enriquecer é uma questão de ter e seguir um bom plano, inclusive os de viagem.

Mauro Calil é fundador da Academia do Dinheiro

 (exame/Abril)