Descaso é peça de museu

Incêndio no Museu Nacional nos conta a história da má administração pública sobre nosso dinheiro e patrimônio.

É revoltante, para não dizer patético, ver as imagens na TV da destruição do Museu Nacional, no RJ. É asqueroso ver aquilo. Cerca de vinte milhões de itens lá dentro, o drama humano dos funcionários, que com certeza se dedicavam, chorando. Peças e documentos de valor inestimável para a humanidade como o primeiro esqueleto humano brasileiro. Cada um dos 20 milhoes de itens entregue às chamas do descaso.

Cópia do busto de Luzia encontrada na USP

Cópia do busto de Luzia encontrada na USP (Duda Teixeira/VEJA)

A imprensa lembra que por pelo menos os últimos 4 anos o museu não recebe de forma integral as verbas que a ele deveriam ser destinadas. Em meu livro “Separe uma verba para ser feliz” eu digo que é fácil prever o futuro, principalmente de for uma desgraça. Deixe seu filho ora da escola e o que acontecerá? Deixe sua luz sem pagamento e qual será a consequência?

Deixe a administração pública tomar conta de seu dinheiro e . . . (por favor complete a sentença nos comentários, prometo não censurar).

Se no incêndio de Santa Maria culpados não foram punidos, será perda de tempo buscar a culpa neste incêndio que matou boa parte da cultura humana. Quem se importa com isso? Quem se importa com a fila do SUS que mata pessoas? E quem se importa com a falta de escolas que entrega nossas crianças ao tráfico e que, futuramente irão morrer ou matar?

Se você, assim como eu, se importa, então já percebeu que a culpa é de todos, inclusive minha e sua, a partir do momento em que, com o voto, deixamos permanecer por décadas nos governos que se sucedem (não cito nenhum específico), pessoas que dizem que vão resolver problemas que elas mesmas causaram.

“É difícil melhorar nossa condição material com leis boas, mas é muito fácil arruiná-la com leis ruins.”

FRANKLIN DELANO ROOSEVELT

Corruptos se proliferam por décadas no poder e compram votos de gente que precisa de uma cesta básica para sobreviver. Se a democracia precisa de votos para funcionar, por que acabariam com a pobreza se esta é seu principal cabo eleitoral?  Sem pobreza, sem problemas, sem descaso fica difícil facilitar um favorzinho aqui e ali.

Será que só tem gente ruim tentando se eleger? Eu não sei a resposta! Mas sei que tem gente nova que nunca se elegeu. Gente cuja única culpa, assim como a minha e a sua, foi votar em quem está aí há décadas, ou anular o voto em um mimado ato de “revolta”. Será que não nos falta tomar a responsabilidade nesta eleição e pesquisar, assistir debates, entender tudo isso e escolher alguém?

Pense seriamente, você dará seu dinheiro e de sua família para alguém administrar. Quem tem condições de fazer isso?

O país e todo parece um caos. Um remendo de leis e retalhos de decisões judiciais que nos dão a impressão que tudo é um caos mesmo. Mudar do país realmente parece mais fácil que consertar ele. Assim como mudar de casa parece mais fácil que arrumar o próprio quarto. Ou ganhar na loteria seria muita mais fácil que controlar o orçamento.

Mas estamos aqui, moramos aqui, trabalhamos aqui e as eleições estão logo aí. Até esta desgraça com o Muiseu Nacional não ouvi candidatos mencionarem a  cultura. Provavelmente não farão isso, ou farão en passant. Concordo que a pauta atual é importante mas, é outra.

Ou mudamos tudo colocando gente nova, que sofre como eu e você sofremos, começando por essa eleição, ou é melhor nos conformarmos com nossas escolhas que causam o caos.

A eleição é a saída? Sim, na minha opinião. É a solução imediata para o caos? Não. Tudo isso faz parte de um processo demorado. Serão necessárias muitas eleições. Mas esta é a primeira.

Mauro Calil é fundador da Academia do Dinheiro

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s