5 dicas para ficar rico mesmo começando tarde

Os desafios de montar fortuna em uma idade que já se tem muitos compromissos financeiros

Mais de 70% de meus seguidores e clientes tem idade superior a 35 anos. Ou seja, não estão em início de carreira.

Nesta idade já comum ter muitos compromissos financeiros, muitas contas para pagar. Grande parte já casou , tem filhos. Muitos se divorciaram e precisam fazer frente à pensão e despesas extras que antes eram divididas com o cônjuge.

Quando chegam a mim para uma consultoria, mesmo que não tenham dívidas, mostram uma situação patrimonial muito aquém daquela que deveriam ter. Quase 100% ainda não juntou o primeiro milhão mesmo tendo mais de 50 anos de idade e profissões rentáveis em carreiras bem sucedidas.

Por isso, listei aqui 5 dicas para ficar rico mesmo começando tarde, isso não depende de reformas de previdência, muito menos da permanência ou não do Ministro Sergio Moro em seu cargo. Vamos a elas.

1- Tire seu cérebro da acomodação.

Entenda que seu cérebro é programado por anos e anos e anos de hábitos que você nem enxerga. E quando enxerga não acredita serem nocivos. Você faz sempre o mesmo caminho de casa para o trabalho e vice-versa, compra a mesma quantidade do mesmo pão na mesma padaria há anos.

2- Identifique as sombras na sua vida

Relacionamentos tóxicos, sejam profissionais ou pessoais, medos, inclusive o medo da mudança e pensamentos nocivos, entre muitas atitudes em nada contribuem para seu crescimento. Apenas te fazem paralisar e até recuar.

3- Gaste menos do que ganha

Sim, parece, e talvez seja, clichê. Mas é impressionante constatar que pessoas maduras, inteligentes e bem sucedidas ainda gastam absolutamente todo o dinheiro que recebem. Assumem compromissos fixos com pontos adicionais e de TV a cabo que nunca ou pouco serão usados, compram carros mais novos e mais luxuosos e viajam para destinos mais caros. Isso corrói o processo de enriquecimento.

4- Poupe diariamente uma quantia pequena

Essa dica quebra as desculpas dadas para não seguir a dica 3. Evitar esmolas, cafezinhos e “cacarecos” é a solução para salvar algum dinheiro todos os dias. Essas pequenas quantias somam facilmente mais de R$1.000,00 por mês e, podem ser o início de um processo de sucesso financeiro.

5- Gerar renda extra

Grande parte dos “idosos” de 40 anos ou mais acreditam que suas carreiras e vidas profissionais são imutáveis. Pois, não são. é muito comum ter uma guinada nesta fase da vida, que nem precisa ser abrupta. Um hobbie ou sonho pode se transformar em fonte de renda .

Siga estas dicas e nos conte o resultado. Lembre-se seguir essas dicas significa ter controle de sua vida e isso não depende de reformas de previdência, muito menos da permanência ou não do Ministro Sergio Moro em seu cargo.

Mauro Calil é Fundador da Academia do Dinheiro
Instagram @academiadodinheiro
Youtube Academia do Dinheiro

 

Segue vídeo complementar a este conteúdo