3 passos para gerar renda extra

Reforma da previdência passando e você não pode acreditar que o governo vai te dar uma aposentadoria tranquila.

É interessante perceber como, nos dias de hoje, século 21, ainda se vende muito facilmente a ideia de que os governos devem resolver a situação financeira dos indivíduos.

É interessante também ver que muitos políticos estão angariando votos para a próxima eleição falando da “defesa dos direitos dos trabalhadores” . E eu acho bem esquisito um direito de receber na aposentadoria muito menos que uma vida de contribuição enquanto outros que trabalharam nos diversos poderes públicos mantém a aposentadoria integral.

Uma inversão de valores ? Não, longe disso. Em nossa sociedade machista, que determina o pai como provedor, a mulher é protegida por ser considerada como mais fraca, mesmo quando esta é a provedora. Assim, também temos uma cultura de que trabalhadores da iniciativa privada, são mais fortes por sustentarem, com seus impostos, os setores que vivem de arrecadação. Ou seja, total coerência de proteger quem consideramos “fraco”.

Para não ficar à mercê de políticas, costumes ou qualquer força externa sobre seu padrão de vida e consumo, sua vontade só será respeitada se você criar patrimônio suficiente para não depender de ninguém além de você mesmo.

Gerar renda é o primeiro passo para ir em direção à independência financeira. Mas, para acelerar o passo é preciso gerar renda extra.

Isso mesmo, ter uma única fonte de renda é muito arriscado. Você pode ser demitido, a empresa pode falir e seu salário ir para o buraco. Se você é empresário o mesmo pode ocorrer e se for funcionário público, bem veja que a reforma da sua previdência já começou. Ou seja, crie formas de ter renda extra.

Vamos a três passos simples para gerar renda extra.

1- Pergunte e responda: Se você pudesse fazer alguma coisa no mundo que te desse dinheiro, o que seria?
Aqui vale tudo, desde que seja honesto e legal. Escrever livros, dar aulas de reforço, fazer traduções, ajudar pessoas a organizar armários, qualquer coisa.

2- Analise como você colocaria isso em prática.
Elimine os “nãos”, por exemplo: não tenho tempo, não tenho conhecimento, não tenho como , etc. Esses “nãos” são desculpas, apenas desculpas.

3- Simplesmente comece a fazer.
O mundo é de quem realiza, não de quem pensa e nada faz.

Enriquecer é uma questão de ter e seguir um bom plano e, um bom plano, precisa de bons hábitos.

Mauro Calil é Fundador da Academia do Dinheiro
Instagram @academiadodinheiro
Youtube Academia do Dinheiro

Veja o Vídeo que complementa este artigo