Torcedores são leais às marcas parceiras de seus clubes?

Agência especializada analisa intensidade da relação do torcedor com o fornecedor de material esportivo do seu time

Todos os torcedores gostam de dizer que são os mais fanáticos por seus clubes. Para as marcas interessadas em investir no mercado esportivo, é sempre relevante saber o tamanho real dessa afirmação. Isso porque, teoricamente, se um torcedor passa a ser cliente de uma marca que começou uma nova parceria com seu clube de coração, é o melhor dos cenários para quem investe. Também por isso, a Armatore Market + Science, uma agência de monitoramento de mercado com foco atual em esporte e entretenimento, especializada justamente em analisar comportamentos de marcas, empresas e consumidores, resolveu investigar esse cenário.

Através de uma plataforma de análise (Soccer Insights) extraiu essas informações. Foi levado em consideração quais são as fornecedoras oficiais mais bem cotadas no coração dos torcedores, a avaliação das fornecedoras oficiais por meio de preço, qualidade e design e quais são as marcas mais desejadas e compradas pelos torcedores em geral. Importante esclarecer que todos os times da série A e B de 2017 foram analisados. Porém, nesse momento, o blog Esporte Executivo traz antecipadamente o ranking com as dez primeiras posições. E, num total de 1400 pontos possíveis, são os torcedores do Atlético PR que lideram a pesquisa, alcançando 1.038 pontos. No Top 5, aparecem algumas das maiores torcidas do Brasil: Corinthians em 2º, com 1.032 Pontos, seguido de Palmeiras (1.021 Pontos), Flamengo (984) e Vasco (940). Sport, Coritiba, São Paulo, Grêmio e Cruzeiro fecham o Top 10.

A pesquisa traz também que 92,6% dos respondentes afirmaram lembrar do fornecedor oficial de material esportivo de seu time. O número, contudo, cai até 82,8% para aqueles que lembram do fornecedor oficial corretamente. E então o número mágico: 83,5% dos respondentes que lembram corretamente do fornecedor oficial, afirmam comprar artigos esportivos da marca. Aqui o baú de ouro. Para Fernando Fleury, Sócio-diretor da Agência Armatore Market + Science, responsável pela pesquisa, “para clubes e entidades esportivas essas informações podem ampliar a plataforma de ofertas ao patrocinador. Ao invés de ofertar visibilidade na TV, os clubes passam a ter um diagnóstico mais amplo do negócio e de suas propriedades e, com isso, reformulam até mesmo a venda de suas propriedades com base no valor do seu torcedor”. Para Fleury, o mercado pode se interessar pelo estudo justamente porque “os dados da pesquisa mergulham em análises psicológicas do consumidor para entender como ele se relaciona com o time e com o patrocinador e como essa relação pode gerar engajamento”. A agência usa técnicas que envolvem de big data à inteligência artificial, passando por análise de traços, o chamado big five.

Outro ranking trazido pelo estudo é em relação às fornecedoras de material esportivo. Adidas, Nike e Puma, nessa ordem, lideram a preferência de marca entre os respondentes. Sobre a metodologia da pesquisa, Fleury lembra que a QuestionPro, empresa do Vale do Silício, vem investindo pesado na agência brasileira que tem essa inteligência única no mercado nacional. Vejam o infográfico criado a partir dos resultados da Pesquisa:

 (ARMATORE/Divulgação)

 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s